Natal

Montar a árvore de Natal é um momento esperado por muitas pessoas, afinal exige todo um ritual, desde tirar as caixas com a decoração até montar tudo. Essa é uma tradição feita por muitas famílias ao longo de anos e que aquece o coração com o clima natalino.

Bom, o Natal está cada vez mais próximo, e se você ainda não sabe como decorar a sua árvore nem a sua casa, saiba que as decorações de Natal é um inverso a parte, como:

  • Capas de almofada;
  • Guirlandas;
  • Velas;
  • Renas;
  • Bonecos do Papai Noel.

Enfim, o Natal toma conta das casas, das empresas, sejam elas uma administradora de condomínios ou shoppings Brasil afora.

Se você deseja decorar seu lar e ainda está perdido, sem saber ao certo o que fazer, continue lendo este artigo, pois aqui separamos as melhores dicas para te ajudar nessa missão.

Uma breve história de Natal

Antes de tudo, vamos entender como essa tradição tão especial de montar a árvore surgiu. Suas origens dizem respeito aos povos pagãos que enxergavam as árvores como um símbolo de fertilidade.

Sabe-se que a árvore de Natal foi herdada de religiões pagãs da antiguidade, os romanos por exemplo, durante a Saturnália, festival que homenageia o deus Saturno, usavam árvores para enfeitar os templos.

Já os egípcios usavam palmeiras durante os rituais de adoração ao deus do Sol, Rá.

Para diversas culturas antigas, as árvores que ficavam verdes durante todo o ano eram chamadas de perenifólias, e eram símbolos de prosperidade.

Já para os povos que habitavam locais muito frios, as árvores eram marcantes pois permaneciam verdes mesmo durante o inverno.

Foi justamente daí que surgiu a ideia de colocar árvores com folhas verdes nas construção de casas, ou seja, dentro dos seus lares, para garantir a fertilidade.

Com o passar dos séculos e à medida que a Europa passa pelo processo de cristiansmo, a árvore como símbolo pagão foi aos poucos integrada aos costumes critãos, o que explica por que a árvore é associada ao Natal.

Existe um relato em especial que nos faz entender como a árvore deixou de ser um símbolo pagão para se tornar um símbolo cristão.

Essa história diz respeito a São Bonifácio, bispo saxão que promoveu a cristianização de alguns povos na Germânia durante o século VIII d.C.

Esses povos germânicos que eram submetidos a catequização acreditavam nos deuses que formam a mitologia nórdica, um dos deuses mais importante entre eles era o Thor, que além de ser deus do trovão, também simbolizava o carvalho.

De acordo com a história, São Bonifácio encontrou alguns germânicos realizando sacrifícios em um carvalho e, para conseguir convertê-los, derrubou a árvore e mostrou a todos que nada havia acontecido com ele.

Isso inclusive ajudou com que ele convertesse aqueles germânicos ao cristianismo. Talvez isso não passe de uma lenda, mas muitos historiadores reforçam que a árvore de Natal é um símbolo que tem origem nas tradições nórdicas e germânicas.

Inclusive os nórdicos enxergavam a árvore como um elemento da visão de mundo deles, que era a Yggdrasil, uma grande árvore cósmica que sustentava o Universo e os nove mundos. Essa árvore simbolizava a vida e a fertilidade para todos os nórdicos.

As árvores de Natal modernas como conhecemos hoje, que estão presentes em casa, empresa de mudanças nas praças e ruas da cidade, ganharam força ao longo do século XVI e eram decoradas com maçãs e nozes.

Mas elas só se tornaram populares no século XIX graças a rainha Vitória e o Príncipe Albert, do Reino Unido, pois a mãe da rainha era alemã, e a tradição de decorar árvores de Natal começou a ser realizada na Inglaterra.

Isso fez com que esse símbolo de Natal se popularizasse em todo Reino Unido e se espalhasse pelo mundo todo, dando início às tradições que acompanhamos hoje.

10 dicas para decorar a sua árvore de Natal

Bom, agora que você já conhece um pouco de onde surgiu a tradição das árvores de Natal, vamos para o que interessa: a nossa decoração de Natal tão esperada. Portanto, já comece a pesquisar onde comprar lustres bonito e barato, além das árvores e enfeites.

1. Defina o local onde a árvore de Natal será colocada

Antes de tudo, é importante que você defina onde sua árvore irá ficar, pois é preciso que se leve algumas coisas em consideração, como se você tem animais que possam acabar com sua decoração, sem contar um bom espaço que não atrapalhe a passagem.

Lugares que possuam carpete em placas ou tenha algum tapete podem ser uma boa opção, assim a sua árvore não corre o risco de ficar bamba.

As opções mais usadas são as salas de estar, mas você também pode montá-las na varanda, sala de jantar ou até no jardim, por que não?

2. Pense no tamanho da árvore

Esse é um passo bem importante, pois de nada adianta comprar uma árvore gigante se você mora em apartamento em que não terá espaço. Para os ambientes pequenos, o ideal é que se compre árvores entre 1,5 e 2,5 m de altura.

Caso você tenha um espaço maior, as árvores com mais de 3 m de altura irão funcionar muito bem para a sua decoração.

3. Escolha o tema e as cores

Após escolher o local onde a árvore irá ficar, chegou a hora mais divertida, que é escolher o tema e as cores para a sua decoração. Nessa hora você pirar e escolher enfeites personalizados com impressão 3D com a foto da sua família, por exemplo.

Também poderá escolher uma temática, como o “Estranho Mundo de Jack”, de Tim Burton, por exemplo, pegando os personagens do filme e usando como enfeite na sua árvore, tudo isso vai depender do que você deseja.

Existem as pessoas mais tradicionais, que não abrem mão de uma boa e velha árvore com bolas douradas e enfeites de anjos. Não existem regras, apenas decore sua árvore como desejar.

Uma dica importante é separar todos os enfeites que você deseja colocar, isso vai te ajudar a visualizar melhor e com isso montar sua árvore mais rápido.

4. Comece pelas luzes

Logo após montar toda sua árvore, comece colocando as luzes que piscam. Uma dica é colocar o pisca-piscas de baixo para cima, isso irá facilitar muito na execução. Tente escolher as cores da luz de acordo com a sua decoração.

Por exemplo, você está fazendo a decoração na sua loja de cimento queimado perolizado e sua árvore conta com bolas e enfeites prateados, então neste caso é melhor optar por luzes mais frias.

5. Personalize os enfeites

Essa é uma dica que irá fazer total diferença na sua decoração de Natal. Personalize seus enfeites, sejam aqueles comprados como bolas natalinas com o nome da família ou fotos com as iniciais.

Mas essa é uma grande oportunidade de juntar a família e fazer os próprios enfeites de Natal, sendo assim você pode comprar tubos de papelão kraft, EVA, glitter e tinta, usar a imaginação e chamar todos para fazer a decoração.

6. Coloque os enfeites por ordem de tamanho

Após colocar as luzes, é o momento certo para começar a colocar os enfeites maiores, sendo assim, siga a ordem do maior para o menor, e com isso vá distribuindo primeiro na parte interna da árvore.

Vá colocando os enfeites menores para preencher os galhos que sobraram na árvore. Se mesmo com toda decoração a sua árvores ficou meio murcha, pouco volumosa, use festões para preencher os espaços vazios.

7. Se atente aos detalhes

São os detalhes que fazem total diferença na composição final da sua árvore, por isso, além da árvore você pode colocar um presépio próximo a ela, além de presentes e, claro, deixe sua casa com todo espírito natalino e use a decoração em vários ambientes.

8. Árvores pequenas 

Se você não tem muito espaço, pode optar por uma árvore menor e colocá-la em uma mesa, não é porque sua casa é pequena que ela não pode entrar no espírito natalino. Sendo assim, utilize os outros espaços da casa com decoração temática.

9. Enfeite em destaque

Escolha um enfeite que se destaque na sua árvores, pode ser uma estrela, um anjo ou algo que seja temático com a sua árvore e coloque no topo dela, isso fará total diferença na sua decoração.

10. O Natal não tem regras

Se você não tem muita grana para gastar com decoração, não tem problema, até porque o Natal não tem regra. Use aquilo que você tem em casa, seja criativo e torne esse espaço em um lugar que transmita o espírito natalino.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.