Cafeteria x padaria x lanchonete x restaurante x bar, Entenda a diferença

Nunca foi tão necessário empreender. Entre um dos setores onde novos negócios crescem, está o de negócios no ramo de alimentação. Ou seja, o mercado alimentício é promisso, no entanto, há algumas controvérsias sobre alguns nomes como, por exemplo diferença entre cafeteria e padaria ou bar e lanchonete. Entre os assuntos mais debatidos do momento está a alimentação. Pois, a pandemia do Coronavírus veio para colocar o cenário ainda mais em pauta.

Pensando em empreender no ramo de alimentação? Então, vem com a gente. Pois, vamos te dar ideias de diferentes tipos de negócios no ramo de alimentação. Além de te mostrar números promissores para o mercado alimentício. Confira!

Negócios no ramo de alimentação: Estatísticas

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o brasileiro gasta em torno de 25% da sua renda com alimentação fora de casa. Isso acontece devido a vários fatores como: praticidade, pouco tempo ou apenas por prazer.  Sair para jantar é um dos programas favoritos de muitas famílias, casais ou amigos.

Continuando com os números promissores, segundo a ABRASEL (Associação de Bares e Restaurantes) calculou em 2017, que o setor representa em torno de 2,7% do PIB brasileiro. E enquanto isso a ABIA (Associação das indústrias de alimentação) destacou um aumento do setor em média de 14,2% por ano.

imagem mostra uma cafeteria como é normal duas xicas de café e alguns bolinhos dessa forma é muito importante saber a diferença entre este estabelecimento e uma padaria por exemplo

Pandemia do Coronavírus e os negócios no ramo de alimentação

Como mencionamos acima, a pandemia do Coronavírus colocou o cenário de alimentação ainda mais em pauta. Pois, muitas pessoas tiveram seu poder de compra reduzido. Desse modo, o sistema de delivery passou a ser utilizado cada vez mais para se alimentar e ainda ter o gostinho de “comer fora de casa”.

Entretanto, outras pessoas aperfeiçoaram a gastronomia interna, passando a se aventurar na cozinha. Assim como qualquer outro mercado, os negócios no ramo de alimentação pós-pandemia, tiveram que passar por muitas transformações, tais como:

·         Novas mudanças de hábitos;

·         A preocupação com a qualidade dos produtos aumentou muito;

·         Protocolos sanitários rigorosos, entre outros.

Assim sendo, sem dúvida alguma os negócios no ramo da alimentação, é um dos mais certos para quem quer empreender da forma correta, é claro.

Ideias de negócios no ramo de alimentação e diferenças: Cafeteria x Padaria x Lanchonete x Restaurante x Bar

A seguir vamos te dar as melhores ideias de negócios para você investir e mergulhar de cabeça no ramo da alimentação e de algumas diferenças como a diferença entre cafeteria e padaria por exemplo. Veja:

  • 1.      Cafeteria
  • 2.      Padaria
  • 3.      Lanchonete
  • 4.      Restaurante
  • 5.      Bar

Então, caso você esteja pensando em investir em algum desses negócios citados acima, nós vamos te ajudar a escolher o melhor para você. A seguir vamos te explicar detalhadamente, prós e contras dessas ideias de negócios no ramo de alimentação. E assim você vai poder colocar seu plano em prática.

Cafeteria

Aqui, um dos itens mais importante é o cardápio. Logo, um dos segredos para um bom cardápio de cafeteria é conhecer o básico de doces, salgados e cafés. Tenha em mente que o simples, sempre vai agradar, quando bem feito.

Além de opções de cafés diferenciados e variedades de lanches e sanduíches, você também pode vender em sua cafeteria bebidas, doces e salgados.

Padaria

Aqui o negócio está relacionado aos sabores, sensações e alimentações. Pois, quem não gosta do cheiro de pão quentinho, ou não se sente atraído quando passa em frente uma padaria.

Então, uma de nossas excelentes ideias de negócios no ramo de alimentação é abrir uma padaria. Pois, trata-se de um comércio de grande popularidade em diversos países. O pão e demais produtos panificados como biscoitos, doces, salgados entre outros, são os principais produtos aqui comercializados.

Lanchonete

Mais uma das ideias de negócios no ramo de alimentação é abrir uma lanchonete. Neste caso, para você obter sucesso no seu empreendimento, é fundamental ter um diferencial no cardápio oferecido, além de uma localização estratégica (próximo a uma igreja ou colégio, por exemplo).

Além de apostar em um nicho específico, como produtos sem glúten ou uma hamburgueria vegana por exemplo, que são uma ótima pedida, aqui a sua venda também pode ser de:

·         Pastel;

·         Hambúrguer;

·         Salgados;

·         Até mesmo opções mais caprichadas para você oferecer uma lanchonete gourmet caso não tenha simpatizado com uma padaria ou cafeteria, ou até mesmo não entendeu a diferença.

Restaurante

Abrir um restaurante também é um excelente negócio para você. Pois, assim como os outros negócios no ramo de alimentação, este também está dentro dos números promissores de crescimento. Logo, é um ótimo empreendimento, entende como é bom saber a diferença entre os termos da alimentação como padaria ou cafeteria.

Em um restaurante as possibilidades são gigantescas, desde um self service, à la carte, gastronomia típica, pizzaria, até uma hamburgueria, entre outros. E caso caiba no seu bolso você também pode montar um restaurante a partir de uma franquia.

Bar

Os bares são um dos primeiros a surgirem na cabeça, quando se pensa em investir em negócios no ramo de alimentação. E com razão. Pois, o mercado de bares cresce no Brasil, regularmente 10 % ao ano, dados da ABRASEL.

Além do nítido crescimento regular, outro ponto positivo de um bar, é a diminuição da competição com o setor. Pois, o público de um bar sempre será diferente do de um restaurante ou lanchonete, por exemplo.

Agora se você é daqueles que preferem lidar apenas com papéis e contas, talvez esse não seja o melhor negócio para você. Pois, em um bar o contato com as pessoas tem que ser frequente. Outro ponto a se considerar é o horário de funcionamento, que não se restringe aos dias úteis e ainda pode fugir do convencional.

Conclusão: Negócios no Ramo de Alimentação e diferença entre os termos como padaria e cafeteria

Concluindo, os hábitos de consumo dos brasileiros têm mudado significativamente nos últimos anos. Pois, o número de pessoas que preferem refeições mais saudáveis e equilibradas não para de crescer. E como consequência disso, a demanda por ideias de negócios no ramo de alimentação também está em alta.

Mesmo em período de crise, as franquias no setor de alimentação, por exemplo, seguem com faturamento positivo e são as opções mais lucrativas.

Então se você está pensando em abrir uma empresa no setor alimentício, este conteúdo foi especial para você. Pois, com tantas ideias de negócios no ramo de alimentação seu empreendimento será um sucesso.

Boa sorte!

Até breve!

RECADO EXTRA SOBRE DIFERENÇAS ENTRE PADARIA E CAFETERIA OU LANCHONETE E BAR

Este texto faz parte de uma blogagem coletiva cujo tema é “café” e o meu texto foi sobre a diferença entre cafeteria e padaria, bem como outros termos do ramo da alimentação. Então veja o conteúdo dos colegas a respeito deste assunto também. Pois, estão sensacionais.

1-Descobrir Viajando – Cafés Históricos em Portugal
2 – Bate Papo Blog – Onde encontrar cafeterias instagramaveis em Londres
3-Dica das Twins: Cafeterias temáticas em Seoul
4-abcdosviajantes – Cafeterias pelo mundo que valem a pena incluir no seu roteiro
5-Viaje com Norma – Sans Souci Café e Confeitaria em Campos do Jordão

15 comentários em “Cafeteria x padaria x lanchonete x restaurante x bar, Entenda a diferença”

    1. Uau!!! Nunca havia parado para pensar na diferença entre padaria, confeitaria e restaurante, bar. Adorei a sua explicação muito bom.

  1. Alessandra Kleis

    Adorei saber a diferença entre cafeteria, bar, padaria e restaurante. Realmente existe uma diferença entre eles que no dia dia nem percebemos! ótimo post!
    Alessandra Kleis

    1. Uau!!! Nunca havia parado para pensar na diferença entre padaria, confeitaria e restaurante, bar. Adorei a sua explicação muito bom.

  2. Super explicativo seu post sobre as diferenças entre cafeterias, padarias, lanchonetes, restaurantes e bares, coisa que nos são tão comuns que nem percebemos muito as diferenças né?

  3. Jessica Soares

    Adorei saber a diferença entre cafeteria, base, padaria e restaurante embora na minha cabeça eu soubesse mais ou menos a diferença, notei que eu não sabia completamente.
    Esse ramo de negócios e sempre bem promissor ainda mais agora após a pandemia.

  4. Patrícia Veludo

    Às vezes nem nos apercebemos das diferenças entre esses estabelecimentos e nem pensamos muito no assunto. Achei bem interessante o seu post para relembrarmos que de facto são espaços diferentes e com diferentes funções.

  5. É bem confuso mesmo para o consumidor diferenciar uma padaria de uma confeitaria e/ou de uma confeitaria, já que há muitos estabelecimentos com esses nomes que vendem os mesmos produtos. Bom saber as diferenças entre eles.

  6. giprosdocimi

    Adorei saber a diferença entre Cafeteria x padaria x lanchonete x restaurante x bar, parecem a mesma coisa, mas realmente não são. Seu post foi bastante esclarecedor para mim também.

  7. Legal o post, para quem quer empreender é necessário estudar as características e diferenciais do tipo de lugar que quer abrir, além é claro de observar atentamente a concorrência. As expectativas que um cliente tem de uma cafeteria por exemplo, são diferentes do que ele espera de uma padaria.

  8. Elizabeth Werneck

    Uau! Que post necessário !!
    Eu não sabia as diferenças entre cafeteriaX padariaX lanchoneteX restauranteX bar. AMei entender um pouquinho mais. Obrigada por compartilhar

  9. Norma Carvalho

    Que legal, eu não conhecia essa diferenciação, muito legal mesmo. Principalmente, muito importante para os empreendedores do ramo. Muito informativo o seu post.

  10. ANGELA MARTINS

    Interessante seu post sobre a diferença entre cafeteria, padaria, lanchonete, bar e restaurante. Importante para classificar.

    1. Tábata Cristina Batista

      Gostei da explicação. Achei o post muito relevante para quem pretende abrir um negócio no ramo alimentício.

Deixe uma resposta