arroz

Arroz integral: Conheça os maiores benefícios e como consumi-lo

O arroz branco é o mais consumido no país há muitos anos e sua origem é apontada vindo da Ásia, mas ele não é o único a ser consumido nos dias de hoje. O arroz integral também tem a sua parcela de uso.

Seus benefícios são inúmeros por ser um cereal rico em nutrientes, fibras e vitaminas. Acompanhe a leitura, falaremos sobre os benefícios e a maneira mais assertiva de consumi-lo, assim como suas propriedades e contribuições para a saúde e bem estar.

Começando pelo principal, que é a diferença entre o arroz branco tradicional no prato dos brasileiros em comparação com o arroz integral. Em uma coleta de solo para análise química, feita há muito tempo no Brasil, comprovou que seria perfeito para o consumo no Ocidente.

Em poucas palavras, a grande diferença está diretamente ligada à casca. O arroz branco é sempre associado a um risco aumentado de desenvolvimento de doenças crônicas, por isso atente-se ao seu consumo elevado.

Em todo o procedimento de análise do grão, não só do arroz, mas do feijão, grão de bico, milho, amêndoas e outros produtos, é feita em conjunto por uma empresa de inspeção de qualidade.

Extremamente popular no mundo todo, o arroz integral é considerado mais saudável porque não passa por tantos procedimentos de refinamento comparado ao branco, por isso mantém praticamente todos os seus nutrientes, sem exceção.

Arroz integral e suas propriedades

Entre tantas, ressaltamos neste texto as mais importantes e relevantes para o desenvolvimento e bem estar físico. Sabemos que na camada central é encontrado apenas o amido, na parte externa é visto os lipídios, vitaminas, fibras solúveis e insolúveis.

Assim como também apresenta diversas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, auxiliando e preservando de forma saudável o intestino, bom mesmo para o consumo tanto de crianças como adultos com foco em dietas regularizadas.

Por falar em dietas, é com esse arroz integral que muitas pessoas escolhem emagrecer e manter em forma a silhueta devido a uma comparação em termos calóricos com o arroz branco.

São inteiramente ricos em fonte de folato, potássio e cálcio. Extremamente vital para alguns processos importantes do corpo, entre eles estão:

  • Cicatrização de feridas;
  • Regulação do açúcar;
  • Bom contra asma, coração e cérebro;
  • Bom para os músculos e perda de peso;
  • Reduz o colesterol;
  • Previne Alzheimer;
  • Previne a obesidade;
  • Exerce um efeito neuroprotetor.

Entre esses procedimentos importantes que o nosso corpo realiza, o arroz integral interage de forma positiva e auxilia cada um deles. É bom para o coração, pois contém compostos de lignanas, que ajudam a reduzir os fatores de riscos para as doenças cardíacas.

Em geral, uma dieta rica em grãos e carboidratos saudáveis torna-se ainda mais responsável pela redução dos males, como colesterol, e também a chance de ter asma, isso porque está presente em sua composição os anti-inflamatórios, vitamina E e magnésio.

Reforça a imunidade e é mais fácil de ser ingerido, sem que haja exageros no consumo, a quantidade ideal varia de consumidor para consumidor. É importante consultar um médico especialista ou nutricionista para que haja um acompanhamento especializado.

É importante estar acompanhado de outros inúmeros alimentos ricos em sais minerais, variando na preparação e adicionando mais legumes, verduras, carnes, e claro, manter a combinação brasileira perfeita que existe: o arroz e o feijão.

Melhor opção para os diabéticos

Como já citado nos, ele regula o açúcar, portanto torna-se excelente aos diabéticos, mesmo que pareça contraditório, afinal estamos falando de carboidratos em potencial, essas pessoas que têm diabetes conseguem reduzir bem mais, comendo menos grãos refinados.

No caso do arroz branco, há um índice glicêmico mais alto em relação ao arroz integral. Reduzir os níveis de grelina ajuda as pessoas com diabetes a terem mais controle com a vontade de comer sem exageros.

Ambos os tipos passam por uma esteira transportadora antes de chegar às casas, significando uma qualidade ainda maior, principalmente para quem deseja reduzir as chances de desenvolver diabetes tipo 2, por exemplo.

Como outros carboidratos, fornecem energia ao cérebro e também ao corpo, realizando atividades diárias e importantes ao metabolismo. Por isso, cortar totalmente o consumo de carboidratos é bobagem e não garante resultados milagrosos para a sua saúde.

Aos intolerantes também

Quem tem a doença celíaca, ou seja, os intolerantes a glúten, não podem consumir alimentos com essa proteína. Mesmo sendo uma doença autoimune, é uma intolerância hereditária e quem tem essa doença apresenta alguns sintomas.

Contextualizando, o glúten é uma proteína importante encontrada facilmente em muitos cereais, pães, bolos, pizzas e massas em geral. Sua função é inteiramente para deixar a massa mais elástica, resistente e macia. Como, por exemplo acontece no bolo de cenoura.

Lembrando que é sempre importante identificar se está escrito “não contém glúten” antes de comprar qualquer alimento industrializado.

Encontrados em armazens gerais, assim como o arroz integral, há alimentos permitidos aos intolerantes, sendo alguns deles:

  • Grãos e farinhas, tubérculos;
  • Condimentos, leites e derivados;
  • Arroz integral e sementes oleaginosas;
  • Legumes e verduras frescas;
  • Frutas, doces (acima de 70% de cacau) e gorduras;
  • Carnes e bebidas naturais.

Hoje em dia é bastante comum pessoas que aderem a dietas sem glúten, outras possuem reações alérgicas leves ou graves, dependendo do grau. O que é bom saber e envolve o arroz integral é sobre ser naturalmente livre dessa proteína um tanto problemática.

Por ser um grão inteiro repleto de nutrientes benéficos que o organismo realmente precisa para o seu melhor funcionamento, bom até mesmo nas refeições institucionais de uma empresa de válvulas industriais, assim os colaboradores mantêm a qualidade de vida.

Pode ser transformado em mais produtos saudáveis, sem glúten, incluindo as bolachas salgadas e macarrão, possíveis para o consumo entre as pessoas que aderiram a dieta sem glúten.

Fácil de fazer e encontrar nos mercados

Seu modo de preparo é bem simples e parecido com o comum, mas cada um pode implementar ingredientes que agradam, como cenoura, brócolis, espinafre, abobrinha, deixando ainda mais saboroso e diferenciado.

Por ser o alimento mais comum nos dias atuais, não há dificuldades em encontrá-lo nas redes de supermercado, facilitando ainda mais a vida fitness e saudável que você pode começar a ter a partir de hoje.

Com a intenção de melhorar a qualidade de vida, muitas empresas do ramo de inspeção de fundo de tanque, automóveis, manutenção de máquinas, em geral serviços que exigem força braçal, principalmente, podem aderir a essa receita.

Em geral os ingredientes e o modo de preparo acontece assim:

  • 1 xícara de arroz integral;
  • 3 medidas de água fervente;
  • 2 colheres (sopa) de azeite;
  • Sal a gosto;
  • 3 dentes de alho.

Depois de separados todos os ingredientes, é importante seguir os passos a seguir para conseguir um resultado satisfatório.

  1. É importante deixar pelo menos 12 horas de molho (arroz integral);
  2. Lave em seguida, antes de começar a receita;
  3. Em uma panela, aqueça o azeite, refogando alho e cebola;
  4. Em seguida acrescente o arroz e mexa bem;
  5. Adicionando o sal juntamente com a água fervente;
  6. Abaixando o fogo, deixe a água secar em 20 minutos;
  7. A ideia é ficar soltinho e saboroso, beneficiando sua saúde.

Evitando muito a quantidade do sal e elevando a qualidade de legumes e verduras que podem ser acrescentados será sem erro a melhor aptidão pela alimentação mais natural e saudável.

Encontrados e preservados em tanques industriais nas fazendas, a conservação deste alimento rico em proteínas precisa acontecer em casa também, em um lugar seco e arejado, contanto que esteja dentro da data de validade.

O integral tem mais fibras do que o arroz convencional, por isso é importante o seu consumo se seu objetivo é redução de ganhos de peso, reduzindo os riscos de doenças cardiovasculares como mencionado mais acima no texto.

Considerações finais

Tudo o que te beneficia é importante manter em constância, com a alimentação saudável em dia não é diferente. Além disso, o consumo de frutas e água natural são contribuintes a uma nova escolha por um estilo de vida.

Escolha por frutas, amêndoas, leguminosas, vitaminas que podem ser facilmente encontradas nas redes de mercado, serão benefícios ao seu corpo e mente e ao longo do tempo verá que a grande diferença entre comer e se sentir saciado está na qualidade.

Neste texto ressaltamos a qualidade de vida que muda ao ingerir o arroz integral frequentemente nas refeições, não havendo exageros e complementando com novas formas de cozinhar.

É bom manter a quantidade ideal para cada consumidor, e se necessário um acompanhamento dos especialistas da alimentação, muitos benefícios há em uma alimentação mais saudável e balanceada conforme a necessidade de cada.

Diariamente vemos o quanto nosso organismo precisa ser fortalecido com mais proteínas, grãos e oleaginosas, e o arroz integral pode ser um grande oponente a esses casos, tanto para a criança quanto para o adulto com uma análise de produtos alimentícios.

Colocamos uma receita bem simples e acessível, assim tanto os gestores de grandes companhias que se preocupam com a saúde de seus colaboradores, como os consumidores comuns aprendem e aplicam com mais qualidade e diversificação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta