carro

Sabemos o quão frustrante pode ser quando o seu carro não quer ligar. Seja por má sorte ou simplesmente por acaso, ele costuma não funcionar em um dia que nos atrasamos para o trabalho ou justamente quando parece que tudo está dando errado.

E nessas horas, saber qual o problema do carro pode ser muito bom para economizar tempo e, caso você saiba arrumar, já começar o conserto e manutenção, mas caso não saiba, ligar para um mecânico e já pedir para que ele se dirija até a sua casa.

Seguindo essa linha de raciocínio, o texto de hoje irá abordar os motivos por que o seu carro não liga e quais os prováveis problemas que originam toda essa situação, explorando como a bateria e o alternador podem afetar o desempenho e algumas maneiras de lidar com isso.

Desde uma logística transporte de cargas ou uma pessoa comum, o automóvel se tornou uma verdadeira necessidade para os dias de hoje. Mesmo as pessoas que não têm um ou estão correndo atrás para adquirir o seu entendem o quão útil ele é.

Seja em grandes cidades ou no interior, a eficiência e quantidade de problemas que um automóvel pode resolver são muitos, podendo até mesmo atuar para situações de emergência onde o bem-estar e a saúde de alguém depende disso.

Apesar de serem muito bons para serviços de locação de vans para turismo, existem duas peças que são fundamentais para o funcionamento do seu carro: a bateria e o alternador. 

Caso não seja feita uma manutenção periódica destes equipamentos, pode acabar prejudicando você em um momento de necessidade.

Como ambas as peças fazem parte do sistema de carregamento, não é possível ter um sem o outro, o que apenas dificulta não apenas entender exatamente qual pode estar com problema, pelo menos inicialmente, como é preciso se atentar para qualquer probleminha.

Com isso em mente e para conseguir oferecer seus serviços de conserto de medidor de vazão, o tópico a seguir irá melhor explicar esses componentes, assim como os motivos do seu carro pode não estar pegando. Sem mais delongas, confira.

A importância da bateria e do alternador

Para compreender o quão importante é uma bateria e um alternador, primeiramente é necessário entender as suas funções, como ele pode ou não impactar o seu dia a dia e, consequentemente, no funcionamento do seu veículo.

De forma simples, assim como um alto falante automotivo pode ser o que movimenta a sua empresa, a bateria é a responsável por dar a partida no veículo, assim como fazer os sistemas elétricos funcionarem, ligar as luzes, entre diversas outras funcionalidades.

Além disso, ela mantém a energia elétrica dentro do seu veículo estável, permitindo que você consiga utilizar as diversas funções dele sem maiores problemas, desde o ar condicionado do carro até o para-brisas.

A energia não é criada, ela é transformada e, assim como um acoplamento elástico flexível pode transformar a sua empresa em algo ainda melhor, o alternador serve para transformar a energia gerada no seu automóvel em energia elétrica.

Em outras palavras, toda a energia mecânica gerada pelo motor e seus componentes é convertida em energia elétrica e, dessa forma, é possível alimentar as diversas funcionalidades do carro.

Uma bateria sozinha até conseguiria alimentar e manter todo o carro, porém seria muito mais difícil e o esforço seria muito maior. Portanto, mesmo que você instale uma película antivandalismo automotiva, é importante ter em mente que:

  • A bateria e o alternador são vitais para o veículo;
  • É necessário fazer uma manutenção periódica;
  • Tenha certeza de que os componentes não estão quebrados;
  • Sempre peça ajuda a um profissional da área.

Claro que é importante saber como arrumar o carro e o que gera os seus problemas, mas tenha em mente que é preciso sempre procurar alguém que saiba, um profissional, de preferência, para não mexer onde não deve e acabar prejudicando o veículo de alguma maneira.

Podemos então dizer que a bateria e o alternador são peças vitais para que o carro funcione, fazendo com que ele se mova, que consiga se manter em funcionamento e que, junto do motor, geram a combustão para que o carro saia do lugar.

Quais os motivos do problema?

Desde a gestão de frota de veículos leves até carros comuns, todos podem dar problema, e saber os motivos que levam a isso pode ser a diferença entre arrumar o mais rápido possível ou simplesmente deixar que peça perca a usabilidadea os poucos.

Sendo assim, os próximos tópicos irão melhor exemplificar e explorar como esses motivos podem afetar o funcionamento do veículo e o que fazer para garantir o seu funcionamento e não ficar na mão ou, caso fique, diminuir ao máximo o impacto que isso causa no seu dia a dia.

01 – Problema com a bateria

Existem alguns sinais que podem ser captados pelo motorista que indicam o uso excessivo da bateria ou que ela está com problemas.

Alguns são mais óbvios e outros mais difíceis de serem verificados, mas em um contexto geral são perceptíveis, assim como você percebe uma arruela cônica de pressão em um sistema.

Normalmente as luzes do carro piscando ou apagando completamente são alguns dos indícios de problemas com a bateria, barulhos de tique-taque também, vazamento ou inchaço na caixa da bateria, assim como a manivela lenta do motor do carro.

Por fim, pode ser que a bateria esteja muito velha e tenha chegado a hora de trocá-la. O indicado é que faça esse processo uma vez por ano, 3 anos depois de ter comprado a bateria, sendo que o normal que elas ficam boas é durante um período que varia entre 4 a 6 anos.

O tempo, chuva e quantidade de viagens são apenas alguns dos prováveis problemas que fazem com que a bateria diminua a sua vida útil, mas caso você não exponha ela ao sol e a deixe perto do fogo, em um contexto geral, dificilmente ela terá algum grande problema.

Para garantir que o problema está nela, mude os conectores e tenha certeza de que estão bons e funcionando. Caso o para-brisas e outros componentes elétricos não funcionem, significa que ela precisa ser trocada. Caso contrário, o problema provavelmente está no alternador.

02 – Problema com o alternador

Visto que os problemas do tópico anterior foram mostrados como identificar, o alternador é até um pouco mais simples do que a bateria. Pense que, para saber se o problema está nele, basta saber quanto tempo a sua bateria irá segurar a carga.

Vire a chave para ligar o motor e, caso aconteça do carro ligar normalmente, mas logo depois o motor suspender o funcionamento e desligar, isso significa que o seu problema pode ser no alternador, que não está realizando sua função devidamente e transformar a energia para a bateria.

Para que você consiga identificar tal situação, pode acontecer dos faróis piscarem, algumas luzes deles ficarem um pouco escurecidas ou, em casos um pouco mais graves, sons de rosnados vindos diretamente do motor e de uma região próxima a ele.

Outro ponto que pode ser observado e sentido é um fortíssimo cheiro de fumaça, mostrando que o seu alternador pode estar superaquecendo. Isso por si só já é um grande sinal de emergência e, muitas vezes, pode prejudicar o seu carro caso você tente continuar tentando ligá-lo à força.

Entendendo qual a fonte e tentando compreender quais dos motivos acima mencionados em ambos os tópicos está fazendo com que o seu carro não ligue, já é meio caminho andado para servir até mesmo de orientação para o momento em que chamar um mecânico.

Considerações finais

O texto de hoje abordou os motivos que podem levar o seu carro a não ligar, explicando o que pode levá-lo a isso, mostrando alguns pensamentos que é importante ter em mente quando se trata do seu carro, apontando inclusive a importância do alternador e da bateria. Para que você nao tenha problema e precise chamar uma transportadora de veiculos como essa https://transportadorasdeveiculos.com.br/

Claro que você não é obrigado a saber como arrumar o carro, até porque pode acabar fazendo algo de errado no processo e, seguindo essa linha de raciocínio, sempre é interessante levar até um profissional mecânico para checagens ou ter o número de um para emergências.

Caso o carro tenha seguro, é normal que muitas seguradoras oferecem tais serviços de manutenção para garantir que maiores problemas venham a acontecer, deixando ambos, tanto cliente como empresa, em prejuízo.

Lembrando que é necessário fazer uma vistoria no carro sempre que possível, porque outras peças podem ficar desgastadas com o tempo e com o uso, o que pode prejudicar o motorista, como se houver uma falha mecânica.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.