Natal: como se planejar para comprar de forma consciente

O Natal é marcado por ser uma época do ano totalmente mágica e repleta de momentos especiais e únicos, entretanto os hábitos de consumo nessa época têm crescido cada vez mais, demonstrando a urgência de ser estabelecido um consumo consciente e positivo.

O Natal em sua essência celebra o nascimento de Cristo e é uma data comemorada por todo o país, que tem em seus princípios alguns conceitos como a solidariedade e o senso de comunhão.

Porém essa data tem preservado alguns hábitos relacionados ao consumismo, principalmente pelo fato da tradição de dar presentes e realizar algumas compras nessa época do ano.

Logo, diante desse cenário atual em que vivemos, surgem alguns pensamentos reflexivos, pois diante desse protagonismo dado aos presentes, será que as crianças de hoje em dia, quando se tornarem adultos, se lembrarão dos momentos em família ou apenas dos brinquedos?

Por isso, cada vez mais é necessário que seja estabelecido um Natal sustentável, reduzindo as compras, vivendo realmente o espírito natalino e evitando com que se tenha um consumo em excesso.

Afinal de contas, o consumo em excesso tem contribuído para a poluição, pois o descarte gerado pela produção dos bens incluindo presentes tem impacto diretamente em nosso planeta.

Sendo assim, cada vez mais se torna necessário alguns hábitos positivos, indo desde o consumo de produtos vegetarianos até mesmo a uma redução do consumo diante de datas como o Natal.

Pensando nisso, hoje iremos falar justamente sobre o consumo no Natal, evidenciando as problemáticas de consumismo nessa época do ano, como realizar compras conscientes e por fim a importância de priorizar a essência dessa data, e não o materialismo. Vamos lá!

Problemáticas do consumismo em época de Natal

Como foi até mesmo dito, o Natal em sua essência evidencia algumas palavras como a solidariedade e momentos em família, entretanto, hoje as crianças e adolescentes resumem essa data ao verbo comprar.

Para se ter ideia desse cenário, mais de 40% de toda a população pretende presentear amigos e familiares no Natal e 72% dizem que vão manter ou aumentar os valores gastos com presentes este ano.

Entretanto, o problema não está na pessoa trabalhar o mês todo em uma empresa de comunicação visual para presentear seus familiares, mas sim nos reflexos negativos que essas compras têm para o meio ambiente.

Ou seja, o hábito de consumir e realizar diversas compras no Natal afeta não só quem faz a compra, mas também tem graves riscos ao se tratar do meio ambiente, economia e até mesmo a sociedade como um todo.

Afinal de contas, segundo o instituto Akatu, mais de 30% de todo o lixo gerado em nosso país são embalagens, e dá para imaginar como isso ocorre diante de datas como o Natal.

Além do mais, o consumismo alterou o significado do Natal, fazendo com que através de toda a secularização e materialismo, essa data se resumisse às novas gerações somente ao hábito das compras e presentes.

Sendo assim, cada vez mais é necessário estabelecer um consumo consciente, deixando um pouco de lado a superficialidade e fazendo com que a maior preocupação no Natal seja estar presente, e não somente em dar presentes.

Como realizar compras mais conscientes no Natal?

Por mais que realizar a ação de compra seja algo divertido no Natal, é essencial que esse não seja o principal foco e que as compras realizadas tenham muito mais foco e precisão em relação ao que está sendo adquirido.

Afinal de contas, diante da necessidade de se preocupar com o meio ambiente, estabelecer hábitos mais positivos é algo necessário desde uma gestão de logística aos presentes que são comprados no Natal.

Pensando nisso, confira algumas formas de realizar as compras de forma consciente e conseguir fazer com que o Natal não seja somente associado às compras.

1 – Otimize as compras para uma economia sustentável

É muito comum que durante a época do Natal, as pessoas, em vez de comprar somente um presente, elas acabem comprando vários e para todos, o que faz com que as embalagens utilizadas para os presentes só cresçam e se aumente a poluição.

Logo, uma ótima forma de evitar as constantes compras diante do Natal é realizando um amigo secreto, reduzindo os números de presente e ainda tendo a oportunidade de ver quem você ama e celebrar esse momento especial.

Por isso, ao invés de contatar um sistema de atendimento para comprar inúmeros presentes, foque apenas no presente do seu amigo secreto e evite os consumos e compras em excesso.

Afinal de contas, por mais que esteja na moda realizar a compra de diversos presentes no Natal, preservar o planeta e o meio ambiente vai muito além da moda ou de questões voltadas ao consumismo.

2 – Fique de olho na embalagem

Por mais que a embalagem não seja um elemento visto e considerado durante as compras, ter atenção a esse elemento tende a fazer toda a diferença para um consumo consciente e muito mais vantajoso.

Sendo assim, é importantíssimo escolher as embalagens e caixas para os presentes que sejam realmente recicláveis ou até mesmo que possam ser reutilizadas, pois assim se evita a poluição.

Além do mais, ao colocar em prática essa questão da embalagem em um presente, por exemplo, como um papel de parede estilo mica, você engaja as pessoas que estão em volta e faz com que atitudes sustentáveis venham sempre estar em evidência.

 3 – Separe o que não use e doe

Ao chegar novos itens em que você foi presenteado no Natal, chegou o momento de avaliar o que você tem, identificando o que não usa e através disso separando alguns itens para a doação.

Logo, ao realizar essa ação, além de ganhar espaço em seu armário, você está fazendo o bem, gerando uma vida útil mais longa a um produto ou roupa em questão e fazendo com que de fato se preserve hábitos totalmente positivos.

Além do mais, a sustentabilidade, consumo consciente e responsabilidade social têm tudo a ver e devem ser estabelecidos desde hábitos pequenos em nossa vida até mesmo em empresas de arquitetura e engenharia.

4 – Eduque as novas gerações para o futuro

As crianças são as que mais ganham presentes no Natal, e isso faz com que o consumo em excesso seja estabelecido na vida dos pequenos desde jovens.

Logo, por mais que as crianças sejam pequenas e se tenha uma questão de necessidade em relação aos presentes, opte por estabelecer uma educação e evitar essa necessidade ao consumo.

Sendo assim, antes de ter a antecipação de recebíveis em sua empresa e pensar nos presentes que você irá comprar para os seus filhos, considere alguns pontos e os eduque para um modo de pensar totalmente diferente.

Dentre os pontos que devem ser considerados para um consumo muito mais consciente, podemos destacar:

  • Ensine as crianças a doarem um brinquedo;
  • Ensine o conceito de consumo consciente;
  • Faça presentes artesanais;
  • Ensine os pequenos sobre economia sustentável;
  • Combine com avós e padrinhos um único presente de Natal;
  • Oriente sobre como destinar as embalagens dos presentes.

Dessa forma, ao educar as crianças, cada vez mais o Natal tende a voltar à sua essência, deixando hábitos materialistas de lado e fazendo com que essa data tenha muito mais significação e solidariedade.

Afinal de contas, o principal intuito do Natal é celebrar a família e fazer com que o foco principal seja em questões como a solidariedade e o amor.

Importância de priorizar a essência do Natal

“Então é Natal” é a frase que escutamos desde quando somos bem novos e cada vez mais tem feito menos sentido, pois diante do crescimento do materialismo, o real significado do Natal se mostra até mesmo em decadência.

Na teoria propagar o espírito natalino significa carregar o máximo de solidariedade e comunhão, entretanto o consumismo tem feito com que esses valores se mostrem totalmente deturpados.

Logo, diante das propagandas que são vistas colocando os presentes e o materialismo em destaque, devemos ir na contramão e deixar de lado essa superficialidade e todas as questões materialistas que têm resumido essa data.

Sendo assim, cada vez mais é necessário se mostrar presente, colocando em evidência a solidariedade, comunhão e todos os momentos em família, fazendo com que de fato o Natal seja essa data do ano repleta de magia e esperança.

Sendo assim, diante de momentos em que são contratados um coffee break para eventos corporativos ou até mesmo em nosso dia a dia, a solidariedade deve tomar conta e assumir o papel de protagonista no Natal e diante de toda nossa vida.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta