Você já achou uma receita interessante na internet, mas quando estava lendo o passo a passo, viu a recomendação de untar a forma? Muitos aspirantes a cozinheiro não sabem a importância de fazer isso na forma, mas a prática pode facilitar a receita que você deseja fazer.
Se você fica perdido ao ver em uma receita a indicação de “untar e enfarinhar a forma”, saiba o que precisa ser feito nesses momentos e a importância da prática. Além disso, também vamos dizer qual o melhor ingrediente para untar a forma e se existe outra forma de evitar que o bolo ou massa em questão grude na forma.
A importância de sempre untar a forma
O primeiro ponto a ser discutido hoje é a importância de sempre untar a forma antes de levar um bolo ou massa ao forno. Essa prática é fundamental para quem deseja ter sucesso na receita, pois facilita o próximo passo após o forno: desenformar.
Ao untar a forma e enfarinhar, você está evitando que a massa “grude” nas laterais e no fundo desse utensílio. Caso contrário, você veria que todo o seu trabalho para cozinhar foi em vão, afinal, o alimento pronto ficaria todo preso na forma.
Além disso, é interessante que você confira a recomendação para cada tipo de receita, pois pães, bolos e tortas precisam da forma untada, porém, massas de pizza ou folhada não.
Quais são as principais formas de untar a forma?
Para que você consiga untar a forma, saiba que existem algumas maneiras de fazer isso, e a principal é utilizando margarina ou manteiga. Depois de passar um desses ingredientes em toda a forma na parte interna, cobrindo a região inteira, basta colocar farinha de trigo e passar por cima da manteiga/margarina.
A manteiga e a margarina são ingredientes difíceis de substituir nessa prática, mas a farinha de trigo não. Isso porque as receitas costumam ser muito flexíveis nesse sentido. Por exemplo, se você está fazendo um pão, a farinha de trigo pode ser trocada pelo fubá de milho.
Já no caso de bolos, se o sabor é de chocolate, você pode optar pelo chocolate em pó ou achocolatado após a margarina ou manteiga. E com a forma untada, você pode fazer essa receita de bolo de liquidificador. Se o sabor for outro, e o bolo continuar sendo doce, é possível passar açúcar, pois ele criará uma casquinha crocante na lateral e fundo do bolo.
Com o açúcar, existe um cuidado especial na hora de untar a forma, pois ele não pode ser usado em certas receitas. Isso porque ele pode queimar ou derreter. A fim de evitar essas situações, confira a temperatura e a duração do alimento no forno.
Percebe como a farinha de trigo pode ser substituída com facilidade na hora de untar uma forma? O importante é que algum tipo de pó ou similar seja passado na forma após utilizar a margarina ou manteiga.
Isso fará com que a sua massa ou mistura não grude na forma, o que ajuda na hora de desenformar a sua receita.
Outras formas de evitar que as massas e misturas grudem na forma
Por incrível que pareça, a única possibilidade de evitar que massas e misturas grudem na forma não é untar o utensílio da maneira tradicional (manteiga ou margarina + farinha de trigo).
A forma também pode ser forrada com um papel-manteiga, mas para isso você precisa colocar a medida exata para forrar o fundo do tabuleiro. Se necessário, corte o papel.
Em seguida, despeje a sua mistura ou massa na forma e leve ao forno. Essa dica é válida para algumas receitas, como suspiros, que levam claras de ovos batidos. Assim, o papel-manteiga evita que passe gordura para o doce, e o melhor de tudo é que o papel evita alterações no sabor da receita.
Assim que o tempo de forno for atingido, você pode retirar com facilidade os alimentos. Além de assistir o futebol por meio do streaming do futemax enquanto come um bolo recém feito.