telhas

As telhas são uma parte fundamental de qualquer imóvel, e é muito importante conhecer mais sobre essa área para identificar quando é o momento de fazer uma reforma, ou de como proceder caso ela seja necessária.

As telhas são responsáveis por manter uma casa coberta e segura, protegendo-a de alterações climáticas, entrada de animais e outros elementos da natureza. Por serem feitas de material resistente, é comum que essas reformas demorem para acontecer.

Entretanto, é importante saber que esse tipo de item está constantemente recebendo o impacto de chuvas, calor e outras situações externas, o que acaba desgastando o material.

Ainda que você escolha produtos de qualidade para montar o telhado de seu projeto de estrutura metálica, é importante ficar atento a sinais que podem indicar que é hora de fazer alterações na estrutura.

Entretanto, não há motivos para se apressar em uma reforma extensa, principalmente uma que precise fazer troca de peças. Antes de qualquer atividade, é importante verificar a situação do telhado por completo.

Ao fazer essa vistoria, você identifica todos os elementos que ele possui, potencializando as chances de organizar o espaço e restaurar completamente o telhado, mantendo-o ainda mais resistente.

Além disso, a troca de telhas por questões estéticas não são recomendadas, uma vez que isso pode acabar saindo muito mais caro e prejudicando o funcionamento do telhado, uma vez que ele é planejado de forma que a proteção da casa seja uma prioridade.

Em muitos casos, um reparo simples ajuda a resolver problemas na cobertura do imóvel, e você pode contar com um profissional de gerenciamento de construção para lidar com todo esse trabalho.

Quanto mais você conseguir otimizar esses recursos, menos gasto terá para otimizar seu telhado, e garantir que a estrutura do imóvel estará adequada para a utilização, com o espaço protegido e coberto.

A presença de um profissional é fundamental quando você está fazendo a análise. Muitas pessoas acabam deixando elementos passarem por não terem o conhecimento técnico para fazer uma boa vistoria.

Por isso, se for preciso você deve contar até mesmo com apoio de um profissional de serviços de limpeza em alturas para conseguir trabalhar corretamente com estes elementos, em muitos casos economizando tempo e dinheiro com uma avaliação correta.

Por que trocar suas telhas?

Nem todas as pessoas entendem a situação em que o telhado de um imóvel se encontra, principalmente por ser uma área onde as pessoas não ficam. É difícil fazer uma avaliação precisa até os efeitos do desgaste começarem a aparecer.

Ainda que o telhado não seja uma prioridade para a reforma da maioria das situações, se ele está impactando negativamente o funcionamento do imóvel é importante dar uma atenção especial para esse tipo de situação.

Por isso, é muito importante que você identifique alguns elementos básicos que podem representar falhas e complicações junto a suas telhas, como:

  • Goteiras;
  • Umidade;
  • Presença de animais na laje ou forro;
  • Vazamentos.

Todos estes e outros sinais podem indicar que é o momento de verificar o telhado e sua estrutura, pois algumas telhas com problema podem estar tornando a situação ainda mais complicada de lidar.

Isso se torna ainda mais perigoso quando envolve a parte elétrica ou hidráulica da casa, o que pode render problemas ainda maiores. Por isso, não perca tempo quando identificar os sinais para fazer a troca da telha.

Se identificar alguma relação com a parte de energia da casa, é interessante procurar uma empresa de projetos elétricos para fazer o reparo.

Como fazer a troca da telha

Ainda que na maioria dos casos o processo de troca da telha deva ser realizado por um profissional, existem alguns reparos menores que você pode fazer se tiver conhecimento adequado para isso.

Trocar algumas telhas quebradas não é tão complicado, e muitos proprietários de imóveis possuem telhas reservas guardadas para esse tipo de emergência. Assim, quando há a necessidade de troca, você consegue realizar a operação adequadamente.

Remoção de telhas quebradas

O primeiro passo para você conseguir reformar seu telhado é encontrar todas as telhas quebradas e removê-las. Assim, você consegue ver o estado de cada uma delas, e se há a possibilidade de reaproveitamento.

Além disso, é preciso identificar a quantidade de telhas que precisa ser substituída, fazendo um planejamento inicial para tornar mais fácil esse processo e permitir que você consiga usar a ferramenta adequadamente ao arrumar o telhado de sua empresa de carbeto de tungstênio.

Medição de telhas

Depois de remover as telhas quebradas, você deve identificar o tamanho exato dela. Colocar uma telha de outro formato ou tamanho pode deformar o telhado, impedindo que a reforma surta o efeito que você deseja.

Depois de medir o tamanho exato da telha, você pode cortar o material que irá substituir a peça quebrada, eliminando os excessos e o material que não poderá ser reaproveitado.

Para fazer esse recorte, muitas vezes um estilete é o suficiente. É preciso cuidado para não quebrar demais, ou para não deformar a peça, uma vez que isso acaba sendo um gasto desnecessário.

Por conta disso, contar com acompanhamento e fiscalização de obras é uma das melhores opções quando você faz qualquer tipo de reforma, mesmo as menores de sua casa.

Com esse acompanhamento, é muito mais fácil identificar o melhor meio de trabalhar para otimizar seus processos e garantir recursos mais utilizados na reforma, com materiais mais em conta e uma boa estrutura de produção.

Além disso, com uma boa fiscalização você evita desperdícios e erros humanos, uma vez que existem mais pessoas trabalhando dentro desse aspecto da reforma.

Colocação da telha

A colocação de uma nova telha é um momento importante e que requer muita precisão, para garantir que o resultado da reforma ficará satisfatório. É preciso encaixar a telha nova exatamente onde a anterior estava quebrada.

Esse posicionamento é importante para manter a funcionalidade do telhado, e garantir uma proteção mais duradoura para esse elemento. Caso a telha não encaixe corretamente, os problemas podem permanecer.

Esse tipo de atividade é muito importante quando você está fazendo uma grande mudança em sua casa, como a instalação de um gradil alambrado. Uma vez que já estará fazendo uma reforma, pode aproveitar para resolver tudo de uma vez.

Elementos de segurança e proteção do lar são de extrema importância para garantir o conforto de seus familiares e o seu próprio, e por isso é muito importante que você saiba utilizar esse tipo de recurso adequadamente.

Para conseguir encaixar corretamente a telha nova, você deve levantar a telha da fileira inferior, passando o novo material por baixo dela. Depois disso, basta prender a telha nova no lugar.

A melhor maneira de fazer isso é usando os pregos de telhado, feitos especificamente para prender telhas. Normalmente, as peças já vem com os furos dos pregos feitos, então basta utilizá-los para conseguir o resultado desejado.

Se sua construção usa capitéis de concreto, é importante verificar se o telhado está de acordo com estes elementos, uma vez que a estética das colunas fica muito melhor quando o ambiente é planejado para isso.

Ainda que o telhado não seja um ambiente comum, falhas na estrutura da reforma podem ficar visíveis e apresentar uma série de complicações a longo prazo. Por conta disso, é muito importante que você consiga fazer a reforma com qualidade.

Finalização

Para completar a instalação de uma nova telha, você pode utilizar um pouco de cimento de telhado para preencher qualquer espaço. Depois, basta pressionar por um ou dois minutos para fixar a nova telha na posição adequada.

É muito importante que você utilize itens específicos para telhado nesse tipo de reforma. Ainda que existam elementos similares, eles podem ter pesos e medidas diferentes, que acabam alterando o resultado.

Por isso, a finalização é um dos elementos mais importantes desse tipo de reforma, onde você irá verificar se a telha foi instalada corretamente e se isso supriu a necessidade que o imóvel tinha em primeiro lugar.

Considerações finais

O telhado é uma parte fundamental de qualquer estrutura, mas é um ambiente que muitas vezes é deixado de lado por não estar diretamente na vista dos moradores de uma residência.

Entretanto, tomar cuidados para manter as telhas em ordem ajuda a evitar complicações futuras, o que pode ser a diferença entre ter um gasto grande ou não com reformas necessárias.

Ao cuidar desse tipo de elemento de sua casa, você a mantém muito mais protegida, e pode aproveitar com mais tranquilidade os ambientes confortáveis e aconchegantes que criou para você e sua família.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.