Como sabemos o estado de Minas Gerais tem atrações bem interessantes para conhecer em uma viagem. As cachoeiras de Minas Gerais são atrações muito legais e a comida mineira é um espetáculo a parte. Mas hoje vamos falar das cidades históricas em Minas Gerais para viajar. E olha que tem atrações bem interessantes.
Algumas das cidades históricas em Minas Gerais tem outras atrações bem interessantes como cachoeiras, outras tem a facilidade de estar em locais próximo a grandes centros urbanos. Já algumas cidades históricas em Minas Gerais tem outra grande facilidade que é estar próximo a outras cidades históricas e assim é possível conhecer duas em uma viagem.
Cidades históricas em Minas Gerais
1-OURO PRETO
Essa é uma daquelas cidades históricas maravilhosas. A origem dessa cidade é o Arraial do Padre faria fundado em 1698. Porém, já em 1720 era a nova capitania de Minas Gerais. Essa cidade foi também a sede do movimento de independência conhecido como Inconfidência Mineira.
Ouro preto foi ainda palco da Guerra dos Emboabas em 1708, palco da Revolta do Quinto em 1720 e palco da própria Inconfidência Mineira em 1789. Enfim essa cidade é tudo em história e tem alguns museus e diversas casas que preservar essa história. Também é patrimonio da UNESCO e no distrito Lavras Novas além de ver essa história é possível curtir cachoeiras lindas.
2- DIAMANTINA
A cidade de Diamantina é uma das melhores cidades históricas em Minas Gerais. Essa cidade mais de 300 anos de fundação e sempre esteve ligada a exploração do ouro e diamante. Diamantina é Patrimonio Cultural da Humanidade e essa cidade histórica de Minas Gerais é uma das cidades históricas mais visitadas do país. Toda essa história está preservada em casas, igrejas e museus. E por lá outra atração é igualmente linda, O Parque Estadual do Biribiri.
3- MARIANA
A cidade de Mariana é outra das cidades históricas em Minas Gerais excelente para uma visita. Essa cidade foi a primeira vila, primeira capital e sede do bispado além de ser a primeira cidade projetada em Minas Gerais. Enfim Mariana é uma cidade maravilhosa. E você deve estar se perguntando sobre as datas. Pois, saiba que em 1711 o arraial Nossa Senhora do Carmo foi elevado a Vila, e cidade em 1745. Então na medida do possível visite a cidade de Mariana.
4- SÃO JOÃO DEL REI
A cidade de São João Del Rei já era ocupada em 1701 e no ano de 1707 também se tornou palco da Guerra dos Emboabas. O povoado Arraial Novo do Rio das Mortes foi elevado a vila em 1713. Porém, foi elevada a categoria de cidade apenas em 1813.
Um fato que poucas pessoas falam é que essa cidade teve grande participação na Segunda Guerra Mundial com o envio de vários homens batalhão do exército localizado nessa cidade. Toda a história está bem preservada e vale demais a pena visitar essa cidade.
5- TIRADENTES
A cidade de Tiradentes é vizinha de São João Del Rei. Essa cidade foi fundada em 1702 com a descoberta de ouro na Serra São José. No entanto, apenas em 1718 esse povoado foi elevado a categoria de vila e apenas em 1860 foi elevada a categoria de cidade.
A cidade sempre esteve muito relacionada a exploração de ouro. A cidade também foi palco da Guerra dos Emboabas, mas o fato mais relevante acontecido nessa cidade a trama da Inconfidência Mineira que teve entre seus líderes o próprio Tiradentes que posteriormente deu nome a cidade.
6- CORDISBURGO
Uma cidade maravilhosa e sem dúvidas uma das melhores cidades em Minas Gerais para visitar. Essa cidade teve grande relevância quanto Peter Lund descobriu vários fósseis na Gruta de Maquiné. Fosseis esses enviados a Noruega, terra do Dr. Lund. Posteriormente essa cidade ficou famosa por ser à terra do grande poeta João Guimarães Rosa. O melhor mesmo é que é possível visitar todos os melhores pontos turísticos dessa cidade em apenas um dia.
7- SERRO
Como eu disse no início deste post sobre as melhores cidades históricas de Minas Gerais para viajar, algumas delas tem cachoeiras maravilhosas. É o caso da cidade de Serro. Ela teve sua origem em um arraial em 1701, porém se tornou cidade apenas em 1714 se tornou cidade.
Como várias outras cidades ela teve relevância grande na extração de ouro. Um detalhe interessante é que as linhas ferroviárias não passaram nesta cidade. E com isso toda a história está muito bem preservada. Então eu diria que vale muito a pena ver esse patrimonio e ainda curtir as cachoeiras do distrito Milho Verde.
8-SABARÁ
Na região metropolitana de Belo Horizonte a cidade de Sabará é pura história. Pois, acredita-se que em 1503 chegou ao local Américo Vespúcio que procurava outro e outros minerais valiosos. De fato é uma das melhores cidades históricas em Minas Gerais para visitar. Muitas outras figuras tentaram encontrar o Eldorado em Sabará dentre eles o próprio Fernão Dias tanto que em 1681 ele morreu em Caeté que é uma cidade vizinha com igual relevância histórica para o estado.
Este local sensacional tornou-se cidade em 1838. A posição privilegiada fez um importante centro deste local comercial durante o Brasil império e foi o maior centro de ourivesaria e artesanato além de artes sacras do Brasil. Vale a pena demais visitar essa cidade.
9- CATAS ALTAS
A história desta cidade localizada próximo à Serra do Caraça como dezenas de outras cidades está relacionada a exploração de ouro. Tanto que foi fundou-se um arraial ainda em 1703 destinado à extração de ouro no local. Porém, houve o esgotamento das minas e em 1868 chegou ao local o Monsenhor Manuel para ser o vigário do local. Ele então ensina aos moradores como plantar videis, época das pocas, como fazer a colheira. E isso fez com que essa cidade produzisse um vinho cada vez melhor.
Porem a maior atração de Catas Altas é outra, o Santuário do Caraça. A construção deste templo iniciou-se em 1770. Neste local além de receber a visita do lobo, tem várias cachoeiras lindas, uma capela muito bonita, além dos restos mortais de São Pio Martin. Enfim este local que já foi templo, local de abrir peregrinos e ainda colégio vale demais a pena visitar. Eu diria que é um dos melhores locais para visitar em Minas gerais nestas Melhores cidades históricas do estado.
10- ALTO CAPARAÓ
A relevância histórica de Alto Caparaó talvez seja pouca comparada a outras dessa lista de melhores cidades históricas em Minas Gerais para viajar. Porém, algumas duas coisas são interessantes sobre essa cidade. A primeira foi que em 1853 o imperador mandou que colocassem uma Bandeira do Brasil no alto do Pico da Bandeira, pois acreditava-se que este era o ponto mais alto do Brasil com seus 2.890 metros.
A segunda histórica foi que durante o Regime Militar diversos guerrilheiros esconderam neste local e treinaram para combater o governo brasileiro e impor o comunismo no país. Porém, foram descobertos e pressos e até hoje suas armas não foram encontradas. Essa cidade tem diversos atrativos para o ecoturismo como mirantes, poços e cachoeiras além do clima frio. Tanto que a partir de 1928 essa cidade recebeu diversos imigrantes alemães, suíços, portugueses e italianos que gostam do lugar, pois o clima lembrada o de seus países.
Vale a pena conhecer as cidades históricas de Minas Gerais?
Vale sim, sem dúvidas, pois elas são maravilhosas. Eu daria um destaque melhor a Alto Caparaó e Ouro Preto por aliar o turismo histórico e o ecoturismo. Porem o ideal mesmo seria conhecer todas elas e até mesmo outras não mencionadas aqui em uma viagem por toda Minas Gerais. Veja abaixo alguns shorts destes conteúdos.
RECADO EXTRA
Aqui temos parcerias com os melhores blogueiros do Brasil, como é o caso da Use Vitae. Por isso fizemos este conteúdo em conjunto mostrando lugares históricos pelo mundo. Dessa forma não deixe de ver o conteúdo dos colegas também.
1.Batepapo Blog Pubs Historicos: Pubs Antigos em Londres
2.Descobrir Viajando – Descobrir Guimarães, o berço de Portugal
3.Rodrigo Schmiegelow- 5 Pontos históricos imperdíveis em Paraty-RJ
4.Destino de Casal Vou me embora para Pasárgada – O que visitar no Irã
5.Viaje Cartesiano: Conheça Itálica, a mais antiga cidade romana da Espanha
6.O Mundo é Seu – Ouro Preto: Dicas para não passar perrengue –
Minas Gerais possui cidades históricas encantadoras. Algumas já conhecia mas outras nunca tinha ouvido falar.