chamadas

Diariamente os proprietários de uma linha telefônica recebem diversas chamadas em seu dia a dia. Algo comum para quem trabalha com diversas negociações, até mesmo internacionais, onde estar conectado aos canais de comunicação é algo essencial.

No entanto, essa não é a realidade de todo mundo que vê o seu aparelho de telefonia fixa ou móvel receber as mais variadas ligações dentro de uma semana. Isso porque um número amplo de tais chamadas tem origem com os serviços de telemarketing.

Ligações realizadas para oferecer algum tipo de produto ou serviço, utilizando do canal de telefone para trabalhar com uma possível compra com diversos perfis de usuário. Um ofício visto com grande valor pelas empresas, a ponto delas trabalharem com tal conceito.

Assim como um fornecedor de serviços para a realização de uma obra, como a instalação de forro removível, podem ser encomendados diretamente por telefone. Tornando-se assim, um dos principais meios de contato de uma empresa.

No entanto, existe uma grande diferença entre recorrer a esse tipo de contato de forma voluntária com o intuito de encomendar algum tipo de serviço e ser contactado por qualquer tipo de empresa, em diversos momentos do seu dia com a oferta de um serviço.

Uma situação similar a receber diferentes panfletos enquanto se passeia por um centro comercial, por mais que muitas vezes não exista um perfil adequado entre quem recebe o anúncio e o tipo de produto ou serviço que é ofertado por meio desses panfletos.

O objetivo ali é garantir com que tal comunicação chegue ao maior número possível de indivíduos, de forma a expandir o alcance comercial de um negócio. O mesmo vem ocorrendo por meio dos serviços de telemarketing.

Para cada usuário interessado em comprar isoladores elétricos, existe um número amplo de outras ligações que fogem do perfil do potencial cliente, mas que mesmo assim, seguem lotando a sua caixa de mensagens, sem contar o incômodo de atender e a ligação cair.

Uma prática negativa que não ocorre de forma aleatória, tratando-se de uma prática negativa explorada pelas empresas para entrar em contato com o maior número possível de usuários.

Isso através de um serviço de chamadas gravadas, que coloca robôs para se conectarem com diversas pessoas, melhor, para incomodar uma grande parcela da população.

O impacto das robocalls atualmente

Uma chamada gravada trata-se daquele tipo de ligação no qual não existe um atendente humano do outro lado da linha, mas sim um programa eletrônico, em alguns casos apresentando até mesmo a presença de um tipo de inteligência artificial.

Sistemas que direcionam aos usuários mensagens pré-gravadas, anunciando algum tipo de oferta que possa ser de interesse para quem recebe tais ligações. E é somente após esse contato inicial que tal usuário é direcionado a um atendente humano.

Um método positivo para as empresas, que utilizam cada vez mais do popular sistema de automação de processos industriais, para assim otimizar os resultados alcançados por uma companhia, a partir do auxílio que pode ser trazido pelos equipamentos eletrônicos.

Mas isso é útil para as empresas que utilizam do telemarketing, para o público a situação é diferente, que acaba por receber diariamente um número amplo de ligações, que além de fugirem do seu perfil de compras, muitas vezes sequer chegam a ser finalizadas.

Chamadas essas conhecidas como robocalls, ou seja, uma ligação feita por um bot programado para se conectar com o maior número possível de usuários, fazendo uma chamada ampla, chegando a diferentes linhas, com o objetivo de atingir ao menos uma.

Enquanto isso, os outros indivíduos que atendem posteriormente essas ligações recebem apenas uma chamada muda, que em questão de segundos é cancelada, como se a pessoa do outro lado da linha tivesse resolvido desligar o telefone na sua cara.

Não se preocupe, você não está recebendo um trote, mas sim sendo vítima de um sistema de ligações que vem sendo praticado por parte das empresas de telemarketing, que usam das robocalls e das chamadas gravadas para fazer ofertas de:

  • Planos de telefone;
  • Planos de internet;
  • Produtos;
  • Serviços;
  • Pedidos de doações.

Tudo por meio de um sistema complexo, no qual esse tipo de ligação acaba se tornando as mensagens que percorrem os cabos utilizados para trazer um sinal de telefone até um aparelho fixo, tornando-se vítima constante das robocalls.

Isso em um sistema no qual esse excesso de ligações é planejado também como um mapeamento do público, de forma a identificar quais são os usuários que apresentam uma maior possibilidade de atender esse tipo de ligação. 

Uma informação de valor às empresas, podendo impactar positivamente em seu comércio de cabo atox flexível.

Uma prática negativa que se tornou o centro de um grande volume de reclamações a serem registradas nos órgãos de fiscalização, que diante desse alto índice de insatisfação, passou a estabelecer um conjunto de normas, dispostas a reduzir esse tipo de ligação incômoda.

A ação da Anatel contra esse tipo de chamada

A Anatel, Agência Nacional das Telecomunicações, é responsável por fiscalizar as atividades que envolvam os serviços de comunicação no país, dos canais telefônicos até os serviços provedores de internet, de forma a garantir a qualidade dessa oferta.

Dentro desse sistema, o órgão também possui um setor responsável por ouvir as reclamações do público em relação a uma empresa dessa área. E quando se trata dos serviços de telefone, um tópico comum é o recebimento de chamadas indesejadas.

Uma conexão constante que incomoda até mesmo certos setores de negócio. Como uma empresa que atua com o fornecimento de máquina de gravação a laser em metal, que enquanto espera pela ligação de clientes, recebem as chamadas robocalls.

Problema comum que fez com que a Anatel lançasse ao lado das empresas de telefonia a plataforma Não Perturbe, no qual o usuário pode cadastrar o seu número, para assim ser retirado da lista de contato das companhias de telemarketing, recebendo menos ligações.

A questão é que as empresas pouco respeitaram esse sistema. O mesmo pode ser dito sobre outras soluções apresentadas pela Anatel, como o prefixo 0303. Uma exigência definida para identificar aos usuários que essa ligação trata-se de telemarketing.

De forma resolver isso, a Anatel determinou o bloqueio dessas chamadas, populares por seguirem um sistema de gravação interrompida. Uma proibição voltada a atingir empresas que realizam mais de 100 mil chamadas por dia, com duração que varia de 1 a 3 segundos.

Após a identificação dessa prática as empresas de comunicação recebem uma suspensão de 15 dias. Decisão que pode ser revertida a partir do momento que essa companhia se responsabilizar por buscar uma solução para esse problema, evitando tais chamadas.

Nesse período, essas empresas de telemarketing são proibidas de abrir novas linhas de comunicação, em busca de continuar com o seu trabalho de forma inadequada.

Tudo de forma a estabelecer um controle em relação à realização dessas chamadas, de forma similar a um trabalho de análise de energia realizado por um centro de medição eletrica, equipamento responsável por medir o recebimento de energia em um prédio.

Caso essa suspensão não for respeitada, pode ser aplicada pela Anatel uma multa capaz de chegar ao valor de até R$ 50 milhões. Penalidade que pode ser destinada tanto à empresa de telemarketing como para quem contratou pelos seus serviços.

Sendo necessário que a Anatel interviesse nos serviços de telemarketing, estabelecendo uma medição em cima do uso de robocalls, que pode trazer resultados positivos para sua  empresa de monitoramento eletrônico.

Qual é a posição das empresas de telemarketing?

O setor de telemarketing não recebeu com bons olhos essa medida, afirmando que a aplicação de práticas, como o uso do prefixo 0303, pode afastar os usuários, que ao verem o número resolvem por não atender a ligação, além de registrá-las como spam.

Uma situação que vai em contraste quando se olha para o lado da população, que pode enxergar nessa ação uma certa libertação em relação às frequentes chamadas indesejáveis que são direcionadas diariamente para o seu número de telefone.

Trazendo assim um maior conforto em relação ao seu aparelho celular, sem que essas ligações constantes possam prejudicar até mesmo uma avaliação de ruído para conforto acústico, tamanho a intensidade desse tipo de ligação para um contato durante a semana.

Diante desse necessário cabe às empresas de telemarketing desenvolverem um melhor sistema no que envolve o trabalho de se conectar ao público, sem que seja necessário incomodá-lo com chamadas que muitas vezes não levam a lugar nenhum.

Situação que pode ser prejudicial até mesmo para o nome de uma companhia. Manchada pelo excesso de reclamações que pode receber por parte daqueles que poderiam se tornar clientes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.