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O ambiente de trabalho é um lugar muito importante. Isso porque, a cada hora que temos no dia, em média, passamos de  8 até 10 horas no ambiente profissional. Ou seja, quase metade de um dia inteiro. 

Portanto, tornar este um lugar aconchegante, seguro e confortável é essencial. Isso porque, a energia do ambiente irá dizer muito sobre o desempenhos dos funcionários. 

Vale ressaltar que nesse sentido, uma boa energia para um ambiente de trabalho conta com várias coisas, como, por exemplo, a confiança que as pessoas têm entre si, colaboração, respeito e aconchego, tanto do lugar físico como das pessoas que lá trabalham. 

Portanto, confira a seguir algumas dicas sobre como tornar seu ambiente de trabalho um local mais seguro, questão muito importante para quem está montando a gestão de pessoas de uma companhia. 

Vale lembrar que, além das estratégias que serão citadas abaixo, é importante que um gestor de pessoas busque estudar um curso de gestão de pessoas em startups.

imagem mostra um ambiente de trabalho saudável e produtivo

A importância de um bom ambiente

Como já dito anteriormente, um bom ambiente de trabalho é uma questão fundamental para as companhias que desejam bom desempenho de seus funcionários. 

Isso porque, a falta de um ambiente harmônico impacta de forma prejudicial no desempenho de seus funcionários, podendo causar coisas como:

  • Custos com encargos trabalhistas;
  • Insegurança para os profissionais que permanecem na empresa;
  • Piora para o clima organizacional;
  • Perda de talentos;
  • Prejuízos para a imagem do negócio;
  • Problemas de relacionamento com os clientes.

Além de tudo isso, ainda por cima, é possível ter funcionários extremamente desmotivados em ambientes onde acontecem muitas fofocas, por exemplo, ou em locais onde funcionários não confiam uns nos outros. 

E esses aspectos citados acima são tão importantes quanto fazer questão de que as estruturas físicas do ambiente estejam seguras, aconchegantes e bonitas. 

Falando em ambiente físico, é muito importante construir um espaço de trabalho que seja confortável, bonito e moderno. Isso porque, ao pensar cuidadosamente nos detalhes que serão implementados no ambiente, seus funcionários sentiram vontade de ir trabalhar.

Para conseguir fazer todos esses investimentos em seu ambiente de trabalho, é válido optar por estudar um curso de gestão financeira a distância, pois, através dessa graduação, você conseguirá entender melhor sobre a gestão financeira do seu negócio. 

Como criar um ambiente de trabalho saudável?

Uma vez que já foi possível entender a importância de investir em um bom ambiente de trabalho, assim como, entender como este ambiente fará diferença nos resultados de sua empresa,da mesma forma que um curso de gestão de recursos humanos pode melhorar sua companhia, vale a pena buscar formas de fazer isso acontecer. 

Ou seja, é importante estudar sobre métodos e formas de tornar seu ambiente de trabalho mais agradável na prática.

Para isso, confira algumas dicas abaixo de como transformar seu ambiente profissional em um lugar mais seguro e confortável. 

1.Ouça seus funcionários

Quando se faz algo há alguém, nada melhor do que perguntar para esta pessoa o que ela realmente deseja.

Esse é o pensamento que um bom gestor deve ter para se encaminhar a seus funcionários e questioná-los sobre ideias para fazer o ambiente de trabalho mais agradável. 

Dentro dessa estratégia, é possível fazer reuniões com sua equipe, e, se por algum acaso você consiga reunir todos de uma vez, divididos em grupos onde você possa dar ouvidos verdadeiros à sugestão de cada um. 

Vale lembrar que nesse sentido, vale muito a pena também implantar programas específicos, como o dia em que todos virão com determinada roupa, ou promover eventos para seus funcionários sobre diversas questões, como por exemplo, um evento que tire dúvidas sobre cursos de gestão comercial ead melhores faculdades.

2.Infraestrutura adequada

Imagine um hospital no qual você vai para se consultar quando está passando mal. Por não estar se sentindo bem e ficar vulnerável, ao chegar no hospital você acredita que será bem atendido e que os médicos e enfermeiras presentes lá cuidarão de você.

Entretanto, ao chegar no local, você se depara com sistemas ruins que fazem você passar por longas esperas em cadeiras desconfortáveis. Além disso, ao reparar no ambiente, você se dá conta que o lugar está sujo e mal cuidado. Pois bem, você ficaria em um hospital como este?

Zelar por uma boa infraestrutura para seus funcionários faz parte da mesma lógica. Portanto, assim como o hospital do exemplo acima precisa de uma boa gestão hospitalar, você precisa se preocupar em oferecer bons equipamentos para seus funcionários. 

Dentro desse contexto, é importante informar que uma boa infraestrutura vai além de oferecer um bom computador e uma internet rápida aos seus funcionários. Isso porque, esse cuidado abrange questões como pensar em um bom local para montar sua empresa, que seja agradável, bonito e aconchegante. 

Além disso, é possível pensar em locais de fácil acesso para a maioria dos funcionários, ou proporcionar ambientes que possam ser personalizados, como por exemplo, uma mesa em que a pessoa que fez pos em gestão hospitalar ead possa trazer porta retratos e objetos decorativos pessoais.

3.Comunicação interna no ambiente de trabalho

Esse é um quesito extremamente importante dentro de uma companhia. Isso porque, a falta de comunicação pode estragar o trabalho de qualquer equipe, uma vez que, sem se entender, as pessoas da sua equipe não conseguirão trabalhar em equipe. 

Funciona mais ou menos assim: imagine que na sua empresa cada um fala uma língua estrangeira, vem de países diferentes e possuem culturas completamente discrepantes. Pois bem, como alguém nessa empresa conseguirá trabalhar?

Ainda de acordo com o exemplo acima, ainda que alguém consiga trabalhar, será que esse ambiente de trabalho será um local reconfortante? Ou será que este será um lugar estressante? 

Portanto, para ter uma boa comunicação interna, antes de mais nada é preciso ser transparente e honesto com seus funcionários. Isso porque, a boa comunicação deve começar dos cargos mais altos. 

Dessa forma, assim como é importante pesquisar por ‘gestão de pessoas faculdade’ quando se está interessado em estudar, é necessário promover diálogos com seus funcionários para que possa ser promovida uma boa comunicação interna. 

Vale lembrar que muitas companhias que não levam a sério a questão da comunicação interna, acabam sofrendo com as chamadas “rádios piões”, notícias que circulam pela empresa, que muitas vezes são tiradas de contexto ou aumentadas. 

Essa ‘fake news’ do mundo corporativo pode afetar de forma irrevogável a produtividade de sua equipe, bem como acabam podando a vontade de trabalhar e crescer dos funcionários. 

4.Programa de qualidade de vida no ambiente de trabalho

Assim como existem pessoas que não podem pagar por seus estudos, e precisam se atentar a pesquisas como “quanto custa o curso de gestão financeira”, também existem muitas pessoas que não podem ter uma vida de qualidade com assistência médica, odontológica, entre outras coisas. 

Para fazer de sua empresa um local mais seguro e aconchegante de trabalhar, você pode investir em benefícios. 

Estes benefícios em questão podem ser várias coisas: assistência médica, bucal, descontos em academias, passeios ou viagens. Além disso, também é possível promover parcerias entre a sua companhia e outras empresas. 

Um exemplo disso seria uma parceria com escolas e faculdades, ou até mesmo parcerias com determinados restaurantes, lojas e etc. 

Vale a pena consultar o seu gestor de finanças e entender quais são os benefícios viáveis de serem implantados. Além disso, é importante consultar seus funcionários para entender o que eles desejam como benefício. 

5.Promoções e planos de carreira

Dentro de tudo o que foi levantado, outro quesito importante é estabelecer um plano de carreira aos seus funcionários, onde eles possam crescer e se desenvolver de forma igualitária para todos. 

Isso porque, todo funcionário que entra na companhia almeja crescimento profissional.

Além disso, a maioria das pessoas que passam anos em um mesmo cargo, em um mesmo tipo de função, podem acabam entediados, e acabam diminuindo a produtividade e vontade de realizar um trabalho de qualidade. 

Com planos de carreiras, as pessoas podem se sentir motivadas a subirem na empresa, assim como, se sentirem motivadas a voltar a estudar e se qualificar cada vez mais. 

Portanto, essa é uma das principais estratégias utilizadas pelas grandes empresas para fazer com que seus funcionários continuem motivados a ir todos os dias para o trabalho e dar o melhor de si no que fazem.  

Definitivamente, ao dar oportunidades de promoção e bonificação aos seus funcionários, o aumento da produção e qualidade do ambiente de trabalho é quase que certo, sendo certamente um incentivo válido.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas.