Há muitas ferramentas do WhatsApp business, uma delas é o API. Também conhecida por ser uma estratégia de vendas online.
Um grande benefício que o API do WhatsApp pode oferecer a você são as conversas seguras, graças à criptografia de ponta a ponta.
Informações como dados pessoais podem ser compartilhadas por meio de imagens, vídeos e até ligações. E qualquer coisa enviada para outro dispositivo está totalmente protegida.
Neste sistema de comunicação, apenas os usuários que se comunicam (remetente e receptor) são os únicos que podem ler as mensagens, o que garante que a conversa seja totalmente protegida.
Veja a seguir mais benefícios sobre uma das ferramentas do WhatsApp business.
Enviar notificações
Após as primeiras 24 horas, as empresas se comunicam com os usuários usando mensagens HSM ou mensagens altamente estruturadas.
Esses são modelos de mensagens gratuitos, também conhecidos como mensagens proativas, que podem ser enviados aos clientes a qualquer momento.
Agora, para enviar essas mensagens pela API do WhatsApp, é necessário ter a autorização dos usuários.
Isso ocorre porque as políticas do WhatsApp são muito rígidas em relação a esses protocolos para evitar coisas como spam.
Você pode usar essas mensagens para enviar notificações e lembretes de todos os tipos, além de poder compartilhar informações úteis para os clientes.
A API do WhatsApp permite segmentar clientes, criar grupos e até adicionar rótulos com as erramentas do WhatsApp business.
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Variedade de formatos ao usar as ferramentas do WhatsApp business
Como você sabe, usar o WhatsApp pode ser uma boa plataforma para divulgar campanhas, e melhor ainda se você usar a API do WhatsApp, que é feita para empresas.
Além disso, o mesmo aplicativo permite enviar mensagens em vários formatos, para que você possa personalizar as informações que envia.
Ou seja, você pode enviá-lo em formatos como:
- Fotos
- Vídeos
- Gfts
- Documentos
- Chamadas
Dessa forma, suas campanhas terão mais sucesso, pois enviá-las em mensagens atrativas para os usuários garante que elas se tornem mais atrativas e, portanto, mais bem recebidas pelos clientes.
Segmentar os clientes é uma das ferramentas do WhatsApp business
Algo que as empresas estão sempre procurando é conhecer o tipo de usuário com quem se comunicam para saber se podem se tornar clientes.
Assim, não gastar tanto esforço. Precisamente, a API do WhatsApp oferece a possibilidade de segmentar clientes, criar grupos e até adicionar rótulos.
Com o mais recente, você pode classificar os clientes e enviar mensagens personalizadas.
Da mesma forma, você pode usá-los para saber o status do usuário, se ele tiver alguma dúvida ou, em qualquer caso, se você não precisar mais enviar informações.
Tenha dados precisos
Quando as empresas lançam campanhas digitais, elas buscam saber como estão indo, para saber se devem continuar com a mesma estratégia, fazer mudanças ou pará-la.
Ao usar a API do WhatsApp para executar essas campanhas, você poderá obter dados precisos em tempo real sobre como está funcionando.
As métricas que você pode obter são sobre mensagens enviadas e mensagens lidas.
Dessa forma você poderá saber se a tática está funcionando, se é necessária alguma melhoria no envio de mensagens para otimizar a experiência do cliente.
Fidelizar os clientes com as ferramentas do WhatsApp business
Talvez o maior benefício que o uso da API do WhatsApp para envio de mensagens possa lhe trazer é que você conseguirá fidelizar seus clientes.
Isso porque contatá-los por meio de uma plataforma que transmite conforto e confiança, faz com que os usuários desenvolvam um sentimento de preferência pelo negócio.
E ter uma empresa como sua favorita significa que os clientes sempre vão querer comprar dela, ou seja, serão fiéis ao negócio.
Como você pode ler, usar a API do WhatsApp para enviar mensagens pode trazer vários benefícios para sua empresa, além disso, pode fazer com que suas campanhas digitais sejam bem-sucedidas. Portanto, na próxima seção, falaremos sobre como usar a API do WhatsApp que é uma das melhores ferramentas do WhatsApp business.
Como configurar a API do WhatsApp?
Antes de começarmos a ver como podemos usar a API do WhatsApp para enviar mensagens.
Devemos ter em mente que é recomendável solicitá-la através de um provedor de soluções autorizado pelo Facebook, como Ticker.
O que pode te dar acesso à API para que todo o processo seja muito mais ágil e rápido.
Agora, para configurar sua empresa para a conta da API do WhatsApp, você deve executar as seguintes etapas:
Obter um número de telefone
É necessário ter um número de telefone que seja apenas comercial, ou seja, que não esteja vinculado a outra conta pessoal ou empresarial.
Além disso, esse número deve ser capaz de receber chamadas e SMS e deve ter códigos de país e códigos de área.
Obtenha um ID do Facebook
Um ID do Facebook pertence a uma conta do Facebook Business, que permitirá que você acesse e gerencie a funcionalidade de mensagens do WhatsApp Business.
Para fazer isso, você deve ter um número de telefone válido.
Preencha os dados da sua empresa
Em seguida, você deve preencher o perfil da sua empresa com as seguintes informações:
- Nome
- Descrição
- Direção
- URL da imagem da marca
Vincule-se ao seu provedor
Depois de concluir as etapas acima, você precisará vincular sua conta da API do WhatsApp ao seu provedor e usar ainda mais ferramentas do WhatsApp business.
Cada processo é diferente, mas no caso do Ticker um agente entrará em contato com você e a conexão será quase automática.
Depois de concluir essas etapas, você pode começar a usar sua conta da API do WhatsApp para enviar mensagens.
Você pode começar a fazer uso dos templates ou implementar chatbots, tudo o que quiser dentro dos parâmetros da plataforma.
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