hotel

Hotel 5 estrelas: Entenda como são realizadas as classificações

Altas classificações por estrelas é um aspecto que todo hotel busca alcançar. Para as classificações, existem regulamentos e legislações que estabelecem determinados critérios que determinam padrões para que os hotéis possam oferecer uma estadia de qualidade aos clientes.

Ou seja, foi assim que surgiu o ranking de hotéis, em que são utilizadas estrelas para definir as classificações.

O que qualifica um hotel com 5 estrelas?

Os hotéis seguem o padrão estipulado pelo do Ministério do Turismo, que qualifica como estabelecimento com tarifa diária, serviços de recepção, alojamento temporário e individual para uso do cliente.

Assim, segundo o MTur, mesmo os hotéis de 1 estrela atendem a determinados requisitos mínimos de infraestrutura para a sustentabilidade dos serviços. Portanto, para subir de categoria, é necessário que o hotel obtenha e cumpra mais requisitos para alcançar mais estrelas. 

Como funcionam as classificações

O número de estrelas em um hotel está vinculado a uma série de padrões que ele deve seguir. No entanto, nem sempre o número de estrelas é o único parâmetro para escolher um hotel. 

Isso porque, hoje existem outros meios, como o próprio Google e sites de busca onde se pode comparar ofertas e avaliações para avaliar a qualidade.

Ou seja, com essa facilidade, a escolha de um hotel pelo número de estrelas está caindo cada vez mais em desuso, mas em geral, quanto mais estrelas ele tem, maior o número de requisitos atendidos.

De acordo com o sistema brasileiro de classificação de meios de hospedagem, Ministério do Turismo, a classificação vai do mais básico ao mais luxuoso. 

E são classificadas da seguinte forma:

  • Simples (1 estrela);
  • Econômico(2 estrelas);
  • Turístico(3 estrelas);
  • Superior(4 estrelas);
  • Luxo(5 estrelas).

A estrutura do hotel, bem como serviços e instalações, assumem um papel de destaque na obtenção de uma pontuação mais alta. Mas também é importante reconhecer algumas das nuances incorporadas nas classificações por estrelas.

Ou seja, essa categorização inclui alguns elementos que os hotéis devem ter, como o horário de recepção, o tamanho do café da manhã incluso na diária, podendo até mesmo um leitor biométrico para controle de acesso aos quartos influenciar. 

Critérios usados ​​para uma classificação por estrelas

Embora o sistema de classificação por estrelas seja um pouco rígido, em geral, cada sistema utiliza um conjunto de critérios para avaliar os hotéis. Ou seja, existe o SBClass, bem como o oficial Ministério do Turismo, que classifica os hotéis. 

Além desses, existem sistemas não oficiais que classificam os hotéis em diversos sites, de acordo com opiniões e classificação das pessoas. No geral, na maioria dos sistemas, as estrelas são usadas para avaliar as principais características dos serviços prestados por um hotel. 

Ressalta-se que a adoção dos padrões SBClass (Sistema brasileiro de classificação dos meios de hospedagem) é voluntária. Esse sistema é uma parceria entre o Ministério do Turismo e o Inmetro, em que são classificadas sete categorias dos hotéis e resorts no Brasil. 

No entanto, hotéis, resorts e outros que optarem por não serem avaliados pelo sistema, não poderão exibir estrelas em fachadas ou material promocional.

É por isso que você verá sistemas diferentes em diferentes países, pois até mesmo algo tão simples como um banheiro com chuveiro quente pode ser considerado um luxo extremo em alguns lugares. 

Assim como um distribuidor de etiquetas adesivas, deve estar atendendo diversas legislações, um hotel para progredir o número de estrelas deve atender os parâmetros exigidos dos órgãos reguladores, para somente assim ganhar mais uma estrela.

No entanto, vamos nos ater aos critérios utilizados aqui no Brasil. Após isso, você poderá identificar mais facilmente qual sua melhor escolha de hotel. Confira!

Hotel de uma estrela

Muitas pessoas quando pensam em hotéis de 1 estrela, acham que são os de baixa qualidade, e que não oferecem bons serviços.

No entanto, hotéis brasileiros que possuem uma estrela devem oferecer bons serviços aos seus clientes. Logo, hoteis com essa classificação possuem:

  • Recepção aberta 12 horas por dia;
  • Café da manhã;
  • Acessibilidade telefônica 24 horas;
  • 65% dos quartos devem ter espaço mínimo de 9 m².

Em hotéis de uma estrela normalmente a recepção do hotel não estará aberta 24 horas, e não espere TV, telefone ou serviços especiais.

Mas também, não significa que são ruins. Existem bons hotéis de uma estrela que oferecem o melhor dentro dos requisitos dessa classificação, além de serviços básicos como limpeza de quarto diária e manutenção do hotel como a manutenção em elevadores.

Mas, se de fato você quer luxo, uma viagem marcante, esse tipo de hotel não é  recomendado. É mais para um descanso de final de semana ou feriado pontual. 

Hotel duas estrelas

Um hotel de duas estrelas é certamente um upgrade de um hotel de uma estrela, mas não muito. Em um hotel de duas estrelas, a recepção provavelmente estará aberta 24 horas. 

Os quartos provavelmente têm armários, telefones e TVs e você terá um banheiro bem estruturado, mas com apenas um chuveiro e não uma banheira. O hotel não oferece muitos serviços, mas você pode receber um café da manhã continental.

Hotel Três Estrelas

Um hotel de três estrelas não é muito barato nem muito chique. Os proprietários querem que os hóspedes se sintam relaxados e confortáveis ​​em seus quartos sem precisar gastar muito dinheiro. 

Normalmente há restaurantes e bares no local, bem como assistência para levar sua bagagem ao seu quarto. Os quartos são geralmente maiores, mais confortáveis ​​e com mais móveis.

Hotel quatro estrelas

Os hotéis quatro estrelas são extremamente agradáveis, e você notará a diferença assim que entrar na recepção e ver a decoração. 

Os quartos geralmente são maiores e mais sofisticados, com cama grande, frigobar, cofre, estação de trabalho, roupões de banho e TV moderna. 

O hotel geralmente oferece estacionamento com manobrista, além de todos os colaboradores contarem com fardamentos padronizados e crachá em pvc personalizado, bem como contam com spa, academia, piscina e serviços similares.

Hotel cinco estrelas

Um hotel cinco estrelas tem todas as comodidades citadas acima em hotéis de quatro estrelas, porém, com muito mais atribuições e elementos que você espera encontrar em um hotel. 

Este deve ser enquadrado por 33 regras de alto padrão, como oferecer roupões de banho e chinelos, devem ter no mínimo 17 m², e ainda poder contar com opções vegetarianas e dietas especiais no restaurante do hotel.

Além disso, os hotéis cinco estrelas costumam ter spas luxuosos e lobbies gigantescos e ainda oferecem brindes personalizados diferentes de boas-vindas e serviço de mordomo. 

Ou seja, cinco estrelas atende a todos os requisitos de um hotel completo, e oferece diversos eventos e opções de entretenimento para o seu público, além de todos os outros serviços prestados pelos com menos estrelas.

Um quarto típico de um hotel cinco estrelas tem um banheiro de grande dimensão, forrado com balcões de mármore e uma grande variedade carregada com produtos de higiene pessoal de alta qualidade, além de soluções de isolamento acústico de alto padrão.

A maioria dos resorts cinco estrelas tem campos de golfe, quadras de tênis, academias com personal trainers e até mesmo serviços de babá.

O hotel de cinco estrelas por si só já chama muita atenção, mas ainda assim, eles contam com uma equipe de marketing, além de uma produtora de vídeo comercial, pois ajuda muito a melhorar as classificações nos buscadores da internet. 

Mas, obviamente, para alcançar 5 estrelas, essas classificações digitais não interferem, mas ainda assim, é de muita valia para conquistar clientes para o hotel. Como dito antes somente o sistema padronizado do governo que pode atribuir as estrelas ao hotel. 

Como escolher o melhor hotel?

Assim como você busca a empresa de sinalização vertical quando precisa de alguma sinalização, você busca o melhor hotel para sua acomodação. 

Mas infelizmente não existe fórmula mágica para escolher o melhor hotel, tudo tem que ser analisado e avaliado conforme alguns critérios, como por exemplo:

  • Tipo de viagem;
  • Orçamento disponível para a viagem;
  • Quantidade de dias;
  • Programas que deseja realizar na viagem.

Ou seja, se você tem certeza de que a classificação por estrelas é oficial, use-a para determinar se um hotel é ou não a escolha certa para você. 

Ainda assim, as estrelas não devem ser a única coisa que você usa para julgar um hotel, acompanhe na internet e em blogs avaliações sobre a hospedagem e sobre o serviço do hotel, além de ver as comodidades e serviços fornecidos. 

Caso você vá fazer uma viagem internacional, em alguns países, um hotel de cinco estrelas pode não ser muito melhor do que um de três estrelas, especialmente se o preço do hotel de três estrelas for imbatível.

Por isso que uma análise criteriosa é o único jeito de identificar qual o melhor hotel para você ficar. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta