O termo “inbound” está ligado diretamente à atração gerada por essa modalidade de marketing, que traz o público até seu negócio.

Os usuários agora têm novas exigências e ninguém quer ser interrompido por anúncios e propagandas enquanto navega no universo digital ou se entretém com a televisão.

A forma de comprar se alterou, de forma que agora não há vez para aqueles que simplesmente querem empurrar um produto para o cliente.

Inbound marketing é o conjunto de técnicas aplicadas desde o momento de criação, ao compartilhamento e monitoramento de métricas, de conteúdos compartilhados para públicos específicos na internet, de acordo com suas buscas.

Esse novo perfil de usuário é atraído por marcas que ajudam a sanar dúvidas e/ou a lidar com suas dores e problemas.

E é exatamente sobre essa nova tendência que trataremos neste artigo, abordando uma nova relação com o cliente.

O que é Inbound Marketing?

Uma empresa de software sabe que pode se beneficiar ao colocar o Inbound Marketing em prática.

Esse tipo de marketing abrange um conjunto de técnicas aplicadas desde o momento de criação, ao compartilhamento e monitoramento de métricas, de conteúdos compartilhados para públicos específicos na internet, de acordo com suas buscas.

Seguindo essa lógica, fica fácil entender porque um de seus pilares é o marketing de conteúdo, uma forma de oferecer conteúdo de qualidade e relevância para o público certo.

Cada consumidor atua tanto no próprio papel de comprador quanto em forma de um divulgador, alguém que pode levar sua marca adiante fazendo indicações, ou mesmo se tornando um defensor da marca.

O objetivo é a atração e conquista de leads qualificados, de uma forma ativa, tanto em redes sociais quanto em mecanismos de busca.

Em um gigante mercado de pessoas online e conectadas à internet surgem as mais diversas possibilidades para sua empresa de serviço de calibração.

Para atrair o tráfego de entrada que resultará na conversão de leads, é preciso criar uma política de alinhamento entre os interesses de seu público-alvo e o material que você produz.

Origem do Inbound Marketing

O termo “Inbound Marketing” se cunhou em 2006, com a fundação da HubSpot, uma empresa norte-americana de softwares de automação de marketing, CRM e vendas.

Isso ocorreu em conformidade com uma época em que muito já havia se modificado o comportamento passivo do consumidor.

Raramente alguém vai a uma loja sem ter feito uma pesquisa online e ver vantagens para escolhê-la, em meio às demais possibilidades.

A grande sacada da HubSpot foi identificar onde as empresas estavam falhando em seu processo de vendas.

O público certo não era atingido com as ações despendidas, pois não havia direcionamento da linguagem, as estratégias com listas de e-mails compradas e anúncios que interrompem os usuários não propiciavam uma experiência agradável.

Surgia ali um conjunto de novas táticas que definem metas para alcançar o público certo e aumentar as vendas.

A ideia da atração do público tem funcionado e mesmo com a crise global em 2007 e 2008, houve um crescimento no faturamento de empresas como serviços de informatica que souberam aproveitar dessas novas abordagens.

Inbound Marketing x Outbound Marketing

O Outbound Marketing envolve ações consideradas anteriores ao Inbound Marketing, abordando ações como:

  • Listas de e-mails compradas;
  • Spams;
  • Anúncios na rádio e TV;
  • Outdoors;
  • Estande de vendas;
  • Ligações de telemarketing;
  • Entre outros.

Como pode perceber, são ações em que existe apenas uma via de comunicação, em que a mensagem é distribuída, mas não há aberturas para o estabelecimento de um diálogo.

No Outbound tem-se um público mais disperso, uma comunicação de via única, não há engajamento dos clientes nem possibilidade de estabelecer métricas, muito menos um relacionamento, gerando custos mais altos.

Ao sanar a necessidade do usuário de conteúdos ricos em informação que tiram suas dúvidas, o Inbound Marketing vem para inverter esse cenário.

No Inbound existe um direcionamento das ações para um público certo, um uso estratégico de palavras-chave, uma comunicação de mão dupla, a possibilidade de gerar engajamento e criar uma relação entre marca e cliente.

Por sua aplicação digital, o Inbound também tem a característica de ser mensurável, e ter um retorno sobre o investimento (ROI) mais alto, com ferramentas usadas para avaliar a efetividade de cada ação.

Não falamos mais na interrupção do público com um balão publicitário e sim em ser a melhor resposta para as necessidades de cada usuário. 

Benefícios do Inbound Marketing

Não apenas um alcance mais certeiro e valores mais baixos são propiciados pela aplicação da estratégia de Inbound.

Pontuamos a seguir algumas das principais entre as diversas vantagens que sua marca pode obter com o uso do Inbound Marketing.

Você chega ao público que precisa

Ao produzir o material adequado para o canal certo, as chances de falar com potenciais clientes se ampliam.

De acordo com a HubSpot em seu relatório Estado do Inbound, a confiança na eficiência de uma estratégia de marketing é 75% maior quando se aplicam as técnicas de Inbound.

Para uma consultoria de TI, produzir conteúdo de qualidade e fazer postagens frequentes são formas de atrair mais leads.

O foco é na qualidade e não na quantidade, o que torna o ambiente ainda mais competitivo. Jamais use conteúdo repetido, o famoso plágio.

Aumenta a visibilidade da marca

Uma das características do universo digital é que não existem limites geográficos, de forma que o Inbound consegue alcançar até mesmo consumidores de fora do país.

E o compartilhamento foi uma ferramenta que trouxe novos horizontes para o alcance de um sistema comercial, que pode ser compartilhado pelos próprios clientes, aumentando a relevância e a autoridade da marca.

Aproxima-se dos clientes

Com o Marketing de Conteúdo são os usuários que chegam até as marcas que oferecem as melhores soluções conforme vão selecionando suas leituras virtuais.

De acordo com uma pesquisa da HubSpot, 62% das pessoas pesquisam antes um produto, serviço ou marca, antes de comprar. O que você precisa aqui é fornecer essas informações que são procuradas.

Constrói alinhamento entre Marketing e Vendas

É muito comum que empresas de controlador de acesso se deparam com dificuldades na melhor qualificação de leads e a possibilidade de um diálogo conciso entre vendas e marketing.

A ideia da estratégia de Inbound é já trazer o lead pronto e informado para a conversão da venda.

É construído um fluxo de conteúdos que envolve e-books, postagens, envios de e-mail marketing e desenvolvimento de interação.

Permite um ciclo de vendas mais curto

A jornada de cada cliente começa com o primeiro contato com uma marca, quando chega a primeira vez ao seu site ou rede social.

O tempo que cada um passa entre um ser um nome na base de leads e se tornar um consumidor compreende um ciclo.

Quanto mais longo esse ciclo, maiores os custos envolvidos para a empresa, o que não é interessante.

O Inbound consegue reduzir e otimizar esse tempo, por ter estratégias voltadas ao funil de vendas e suas diferentes fases.

Reduz o CAC

Reduzir o custo de aquisição do cliente é um dos objetivos de quem trabalha com marketing, e o Inbound ajuda nesse ponto.

São aplicadas soluções simples e baratas que não têm prazo de validade, pois permanecem nas postagens e páginas.

Fica disponível todo material para novos compartilhamentos quando for necessário, bem como o desenvolvimento de links.

O relatório Estado do Inbound mostra que a atração de leads aplicando o Inbound Marketing barateia o processo em 47%, trazendo novas possibilidades de investimento de recursos para uma empresa de cabeamento estruturado fibra.

Consegue medir os resultados com agilidade

Ao acompanhar as métricas quando um novo texto é postado no blog ou é feita uma ação nas redes sociais, é possível ter respostas rápidas de acordo com o andamento dos indicadores.

Outro recurso que traz resultados interessantes é o teste A/B, em que mais de um formato de conteúdo é disponibilizado para testar as conversões.

O Inbound é dinâmico e mutável, permitindo o acompanhamento de sua equipe de marketing em tempo real.

Passa a ter um ROI mais alto

Contar com um retorno sobre o investimento (ROI) mais alto é uma consequência da diminuição dos custos.

As possibilidades geradas são amplas, inclusive de um crescimento exponencial que pode ocorrer em um período mais curto do que você imagina.

Contar com um conteúdo eficiente que realmente interesse e converse diretamente com as pessoas certas, torna sua campanha relevante por anos.

A automação dos processos é outro diferencial que leva a redução de custos, com a busca pela otimização em toda a operação de marketing.

Cresce em ticket médio

Com uma eficiente produção de conteúdo é possível educar o público, mostrando a relevância de suas soluções.

É nesse momento que você pontua suas qualidades e mostra seus diferenciais competitivos, destacando-se da concorrência apenas por saber melhor sobre o inbound marketing e como fazer anúncios.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.