koo

Se você andou navegando pela internet esses últimos dias, com certeza se deparou com alguém falando sobre o Koo, essa nova rede social que está dando o que falar entre as pessoas.

Após o Elon Musk assumir o comando do Twitter, os usuários não tão contentes com essa mudança começaram a procurar um sucessor para essa plataforma, com isso o Koo acabou ganhando espaço entre os internautas.

Graças a essa “migração” a plataforma anunciou que se tornou o segundo maior microblog do mundo, em apenas 2 anos de existência, a sede do Koo fica em Bengaluru já arrecadou US$ 64,1 milhões em financiamento de grandes empresas.

Mas será que essa nova rede social será tão importante quanto o Twitter e acima de tudo irá substituir mesmo a plataforma? Bom isso nós não sabemos, mas nesse artigo separamos tudo que você precisa saber sobre o assunto, para desbravar de vez essa rede social.

O que é o Koo?

Seja você um estudante, um funcionário de uma empresa de porteiro ou um motorista de aplicativo, enfim e caiu aqui de paraquedas, vamos primeiro explicar o que essa nova rede social.

Ela foi desenvolvida por Aprameya Radhakrishna e Mayank Bidawatka, teve seu lançamento em março de 2020, ou seja é uma plataforma bem nova comparada ao Twitter que já está a 16 anos no mercado.

O Koo é um microblog alternativo onde seus usuários compartilham atualizações e opiniões pessoais, um dos seus diferenciais é que ele possui suporte para vários idiomas, além de claro ser a única rede social do país que compete com outras plataformas globais.

Seu designer é bem semelhante ao Twitter, sendo assim os usuários consegue:

  • Publicar fotos:
  • Publicar textos;
  • Publicar vídeos;
  • Interagir com os outros usuários.

Ela é tão parecida com o Twitter que inclusive já se beneficiou de problemas que ocorreram com a plataforma, para crescer em diversos mercados, em 2021 segundo a BBC, a Nigéria suspendeu o uso do Twitter, e o Koo substituiu o Twitter no país.

Para você entender melhor o Koo, vamos a um exemplo, quando você está procurando por piso de madeira preço, compara os valores,  mas acaba levando um piso que é réplica de um que você queria, porém era mais caro.

Entre o Koo e o Twitter é basicamente isso, porém sem o valor atribuído, o Koo é uma versão genérica do Twitter, bem mais novo, não com tantos testes, mas com as mesmas funcionalidades.

A plataforma está disponível em 10 idiomas e possui usuários de mais de 100 países, como EUA, Canadá, Reino Unido e é claro o Brasil, o aplicativo pode ser baixado nos sistemas de Android ou iOs.

Vantagens e desvantagens em relação ao Twitter

Vamos entender melhor as diferenças e semelhanças entre essas duas redes sociais, a primeira coisa a levar em consideração é o tempo de vida de ambas as plataformas.

O twitter está no mercado a 16 anos, desde lá já obteve muitas evoluções e melhorias para os seus usuários, já o Koo é uma rede social muito jovem, possui bem menos ferramentas pois ainda está em construção.

Em um exemplo prático, você faz manutenção de aquecedor rheem há anos com uma empresa e do nada aparece uma outra empresa que diz que faz o mesmo serviço, só que foi fundada a 2 anos atrás, qual você escolheria? 

A guerra entre o Koo e o Twitter é basicamente essa, saber qual vale mais a pena, bom, para entender melhor, agora vamos conhecer alguns aspectos específicos de cada microblog.

A primeira da lista são as ferramentas, quando o assunto é funcionalidade o Twitter acaba saindo na frente, já que o Koo conta apenas com ferramentas básicas como:

  • Curtida,
  • Comentário;
  • Republicação (que é chamada Re-Koo);
  • Compartilhamento via link ou de forma direta para outras redes.

Essas funções são bem limitadas e se assemelham muito ao começo do Twitter.

Já quando falamos do Twitter além de existir todas essas funções ainda é possível, cancelar envio, criar threads, possui suporte para múltiplas mídias como fotos e vídeos no mesmo tuíte.

Além disso você consegue editar seu Twitter, ideal para quando você errou uma informação quando estava falando sobre tinta para quadra de tênis, ou escreveu o nome de alguém errado, enfim todas essas funções demoraram anos para funcionarem.

Outra coisa legal que tem no Twitter e no Koo ainda não é possível, são as salas de áudio dos espaços e ferramentas de monetização, como no caso dos:

  • Super follows;
  • Ingressos pagos;
  • Vídeos escondidos em paywalls.

Funções que ajudam os criadores de conteúdos ou empresas. Outro aspecto para se analisar é o compositor de tuítes, com isso o Twitter sai mais uma vez na frente. 

Para aqueles que desejam escrever um Koo, nome que é dado aos post na rede social indiana, você pode incluir vídeos, links externos, imagens ou criar uma enquete, porém os textos só podem ter até 500 caracteres.

Já os tweets têm uma maior versatilidade, sua empresa de instalação de câmeras de segurança consegue adicionar mais de uma mídia no post além de texto e um link, tudo no mesmo tuíte, sem contar que ainda é possível anexar GIFs, criar enquetes e possui um botão só de emoji. 

Fora todas essas funcionalidades, também é possível marcar sua localização, isso permite com que o algoritmo entregue seus conteúdos para lugares próximos à você.

Mas o que podemos destacar de melhor no Twitter é sem dúvidas a função de agendamentos de conteúdo, ela é ideal para os perfis de negócio, como de uma empresa de automação de portão basculante, por exemplo.

Sendo assim a empresa pode criar um post e programa o dia e a hora que deseja postar, agilizando o trabalho de marketing digital.

Por último, mas não menos importante temos a quantidade de usuários, bom para analisar este aspecto é importante que entendamos o contexto pelo qual o Koo está inserido, afinal como já mencionado o boom da plataforma foi devido à compra do Twitter.

Com isso as pessoas estão a procura de uma nova rede social que seja similar ao twitter e acabou calhando de ser o Koo, sendo assim milhares de pessoas baixaram o aplicativo na mesma semana para conhecê-lo e acompanhar a febre do momento.

Por isso é preciso esperar essa onda de novos usuários baixar, para que se faça a contagem correta de quantas pessoas entraram para o serviço nos últimos tempos.

Em um exemplo prático, uma empresa de projeto instalação de gás glp surge no mercado com novidades, todo mundo vai querer fazer cotação com ela, porém para obter os números exatos é importante saber quem de fato adquiriu o produto a longo prazo.

Porém é importante entender que a maioria dos usuários do Koo, está migrando do Twitter, sendo assim é bem difícil que ele ultrapasse os mais de 436 milhões de usuários dessa plataforma.

Sem contar que devido ao nome Koo, muitos brasileiros estão entrando nessa rede social apenas pela brincadeira e gozação, afinal uma palavra tão sugestiva como essa, é óbvio que iria render bons memes na internet brasileira.

Devido a isso, ainda é cedo para saber se essa rede social realmente irá desbancar o trono do Twitter.

Como abrir uma conta no Koo?

Agora que você já conhece a rede social que tem o poder de substituir o Twitter e ficou curioso para mexer no Koo, aprenda como abrir sua conta na plataforma e ver com os seus próprios olhos se ela realmente tem todo esse poder. Vamos lá!

Primeiro, você precisa fazer o download do Koo na sua loja de aplicativos que pode ser o Google Play Store ou pelo App Stores.

Segundo, escolha qual será o idioma da interface do seu aplicativo, saiba que ainda não existe uma versão em português.

Terceiro, escolha se você prefere fazer o cadastro com a sua conta do Google, ou por um endereço de e-mail de preferência, ainda é possível escolher entre o número de telefone do seu celular.

Logo após use a conta do Google ou preencha o formulário para concluir o seu cadastro, com isso automaticamente a rede social cria um nome de usuário para a sua conta que você pode alterar depois.

Depois disso a sua conta já foi criada, o próximo passo será para preencher o seu perfil, sendo assim toque no ícone com a foto de perfil, que fica localizada no canto esquerdo da tela.

Em seguida clique em “Edit”, com isso a rede social irá abrir todo o menu de personalização, assim você consegue:

  • Colocar sua foto de perfil;
  • Alterar o nome de usuário;
  • Editar sua bio.

Para conseguir alterar a foto, você precisa clicar na miniatura para abrir uma nova tela e em seguida tocar no ícone “+” e exportar uma foto da sua galeria.

Após esses passos você já consegue postar seus koo, falando sobre a borboleta que viu na rua, sobre a locação de caçamba de entulho que precisou fazer ou do date ruim, enfim da mesma forma que posta seus tuítes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.