As pessoas que gostam de cozinhar muitas vezes anseiam por uma cozinha planejada; sonham com um espaço adequado para se sentirem relaxados enquanto preparam as refeições regularmente.
Criar uma cozinha planejada com ideias tanto de arquitetos quanto de cozinheiras é uma verdadeira aventura. Aqui queremos lhe apresentar como criar um belo projeto de cozinha planejada.
Caso você queira aumentar o seu conhecimento sobre planejamentos de ambiente, indicamos que você faça um Curso Online de decoração de ambientes.
Por que criar cozinhas planejadas?
O ambiente de uma casa deve ser criado com o objetivo de atender às necessidades específicas de seus moradores. Os cômodos devem ser projetados especificamente para caber no espaço disponível, em vez de ser esteticamente agradável. Em vez da estética, o conforto e a eficiência das pessoas vêm em primeiro lugar na hora de construir um ambiente.
Ao planejar uma cozinha com antecedência, uma pessoa pode garantir que seu ambiente seja bem organizado e funcional. Isso resulta em um ambiente confortável e prático.
Dicas para elaborar o projeto
Para as pessoas que desejam incluir projetos de cozinhas planejadas em suas casas, existem algumas dicas importantes que ajudam os arquitetos a criar projetos organizados e funcionais. Siga estas dicas para tornar seu projeto um sucesso.
Crie um projeto de iluminação que atenda a determinados padrões de design
É importante criar um projeto de iluminação que funcione tanto em um espaço de reunião quanto de lazer. Isso ocorre porque a cozinha funciona como um local de trabalho com responsabilidades noturnas e diurnas.
Maximize a luz do dia e as fontes de luz natural para melhorar a qualidade de trabalho e tornar a experiência mais acolhedora. Também é importante aproveitar a iluminação para reduzir o estresse e melhorar a sensação de cozinhar.
Faça uma seleção de móveis
Planejar um projeto de cozinha abre inúmeras possibilidades. Os consumidores escolhem cuidadosamente suas necessidades e designs de móveis. Isso ocorre porque selecionar os itens corretos requer atenção tanto ao design quanto à funcionalidade.
Compreender o estilo de cozinha desejado é fundamental ao selecionar móveis. Escolher um estilo como vintage ou moderno pode ajudá-lo a decidir sobre sua década e cores e formas complementares. Além disso, pesquisar quais peças são adequadas para o estilo escolhido vai te ajudar a tomar uma decisão melhor.
Os planos de cozinha minimalistas exigem a dispensa de detalhes extras, como puxadores. Em vez disso, considere substituí-los por soquetes de braço em portas e gavetas.
Considere colocar pequenos aparelhos em locais de fácil acesso
Os aparelhos pequenos devem ser guardados em um determinado lugar; eles devem ser movidos para uma área específica se pretendem ficar no espaço planejado da cozinha. Isso ajuda a melhorar a funcionalidade da cozinha planejada e a torna atraente por um longo período de tempo.
É importante medir os principais eletrodomésticos antes de projetar qualquer armário de cozinha. Isso porque qualquer medição precisa ser feita na fase inicial do projeto para planejar as dimensões esperadas de cada seção do armário de cozinha planejado.
Defina o layout da cozinha
Ao criar um novo projeto, os arquitetos desenham suas ideias com um desenho de projeto de layout. Isso mostra como o edifício será projetado, como funciona e onde será localizado.
O exemplo da cozinha utilizado por professores da área destaca a importância do planejamento da etapa de layout, pois as peças do produto final são fabricadas de acordo com os tamanhos e configurações decididas durante o planejamento.
Construir um sistema de exaustão
Além de liberar cheiros e fumaça, as cozinhas costumam produzir mofo devido a sistemas de exaustão mal colocados. É impossível evitar esse problema; em vez disso, considere incluir um sistema de exaustão apropriado no projeto.
Os exaustores extraem o calor e a gordura do ar, trocam o ar aquecido pela parte superior pelo ar externo mais frio.
Revestimentos de parede
A colocação de revestimentos cerâmicos em cozinhas é opcional, mas recomendamos por razões estéticas ou de ventilação.
É comum que as cozinhas acumulem sujeira devido à natureza porosa do ambiente. Por isso é importante limpar as paredes com um material específico. Vários materiais podem ser adicionados aos revestimentos de cozinha para adicionar textura, cor e outros detalhes.
Para compreender melhor sobre revestimento de parede e de pintura, é indicado que o profissional faça um Curso de Pintura com a finalidade de aumentar seu conhecimento e sua capacitação profissional.
Pisos
É importante que o chão da cozinha seja fácil de limpar, antiderrapante e elegante. Além disso, é importante considerar o trânsito do cômodo na hora de escolher um material para o piso da cozinha. Alguns recomendam a escolha de um material com resistência ao tráfego baixa ou moderada.
Tanto para pisos quanto para revestimento de paredes, o porcelanato tem funcionado muito bem. Eles vêm em vários estilos com opções para imitar madeira e mármore ou tráfego intenso de pedestres e áreas molhadas.
Backsplash
Geralmente, o backsplash separa os armários das pias ou bancadas. Ele também fornece um elemento visualmente agradável; escolher uma opção de backsplash mais escura pode ser uma ótima escolha.
Bancadas de bom tamanho são recomendadas para efeitos desejáveis
Para preparar os alimentos, é necessário que existam bancos e bancadas que tenham um bom tamanho. Os tamanhos de bancada são essenciais para a vida cotidiana e devem ser priorizados em relação à remoção de pequenos eletrodomésticos da cozinha.
Invista em bancadas de cozinha em porcelanato que contrastam com o minimalismo e tons claros. Isso pode ajudar a cozinha a parecer maior e mais diversificada.
Avalie as necessidades
Ao projetar uma cozinha, o espaço ao redor normalmente já está no lugar. Como resultado, as saídas de água e as tomadas já existem no planejamento. É necessário se adaptar a essas condições ao planejar; caso contrário, mudanças significativas precisam ser feitas.
Também é importante lembrar de abrir armários e portas ao acessar eletrodomésticos, gavetas e outras aberturas. Evite obstruir o movimento abrindo apenas as gavetas e portas necessárias. Certifique-se também de que os aparelhos com expositores giratórios ou deslizantes não precisam de portas.