Você sabia que ao se conectar em uma rede de wi-fi pública, por exemplo, você não tem nenhum tipo de garantia de segurança ou privacidade dos dados que são transmitidos? Ou seja, isso quer dizer que qualquer pessoa nessa rede pode ter acesso a informações confidenciais suas, como senhas, dados pessoais e financeiros. 

E, com o mundo tecnológico do jeito que está, sabemos que isso pode ocasionar um grande desastre. Além disso, ainda existe o grande risco de ser instalado um malware (software malicioso), que pode roubar suas informações ou danificar o seu dispositivo. 

Ou seja, muitos são os riscos de se conectar em uma rede pública, sendo necessário ter muito cuidado ao se conectar, sendo mais indicado a utilização de uma rede privada virtual (VPN), assim como não compartilhar informações pessoais e manter o software de segurança atualizado.

A seguir, vamos entender melhor sobre os riscos que essa conexão pode ocasionar. Para que você não tenha problemas ao acessar as redes sociais ou assistir futebol com o streaming do futemax.

Imagem mostra mulher se conectadno em rede publica

Quais os riscos de se conectar em redes públicas?

Instalação de Malwares

Ao se conectar em uma rede pública, você poderá dar uma oportunidade para que atacantes baixem malware em seu dispositivo, o que pode resultar em roubo de informações, danos ao sistema ou invasão de privacidade. E sabemos bem que esses problemas podem ser enormes, principalmente se for um dispositivo de uma empresa.

Conexões sem criptografia

Ao realizar conexões sem criptografia, você estará expondo suas informações pessoais e financeiras aos criminosos cibernéticos. Dispositivos sem proteção adequada podem ser infectados por malware, tornando a rede vulnerável a futuros ataques cibernéticos.

Senhas vulneráveis

Ao utilizar senhas fracas, você estará facilitando o trabalho dos criminosos cibernéticos que estão tentando invadir e roubar os seus dados. Por isso, é sempre recomendado a utilização de senhas fortes, aleatórias e que não tenham relação com a sua vida pessoal ou profissional.

Exposição a ataques “worm”

Um “worm” é um tipo de malware que se propaga de dispositivo para dispositivo, sem a necessidade de ação humana. 

Ele é capaz de explorar vulnerabilidades na segurança da rede para se espalhar e causar danos, como a corrupção de dados, a utilização excessiva de recursos de rede e a instalação de software malicioso. 

Mais uma vez, ressaltamos a importância da utilização de senhas fortes em suas contas e dispositivos, para que não se exponha tão facilmente a esses ataques.

Violação de dados

Os criminosos cibernéticos podem interceptar seus dados, incluindo senhas, números de cartão de crédito e outras informações confidenciais, enquanto você estiver conectado a uma rede pública. Mais uma vez, se for um aparelho corporativo, os danos podem ser muito altos e muitos poderão sair prejudicados.

Dicas para se proteger ao utilizar um rede de wifi pública

Utilize uma VPN

A VPN é uma excelente opção para se proteger quando for se conectar em uma rede Wi-Fi pública. A VPN cria uma conexão criptografada entre o dispositivo do usuário e um servidor remoto, tornando as informações transmitidas ao longo da conexão seguras e protegidas de olhos curiosos.

Tenha antivírus instalado em seu dispositivo

Antivírus são sempre uma boa opção para proteger os seus dados, sendo importante que estejam devidamente instalados em seus dispositivos. Encontre opções gratuitas e pagas e analise qual a melhor escolha para o seu caso.

Utilize uma senha forte

Senhas fortes são sempre uma excelente indicação para proteção, por isso, não deixe de investir nelas. Evite senhas muito óbvias, como o nome do seu animal de estimação, sua data de aniversário etc.

Quanto mais aleatória e complicada ela for, menores as chances de ser descoberta com cibercriminosos. Utilize caracteres como #, @ e !, além de números e alternância entre letras maiúsculas e minúsculas.

Não faça transações financeiras em redes públicas

Por último, em hipótese alguma realize transações financeiras enquanto estiver conectado em uma rede pública, afinal, já sabemos que os riscos são muito maiores e você poderá estar expondo seus dados bancários para criminosos.

Prefira sempre realizar essas transações quando estiver em uma rede segura, como a de sua casa ou trabalho, e se estiver fora dessas redes dê preferência aos seus dados móveis.

Lembre-se: usar uma plataforma de cibersegurança também é importante para que os seus dados estejam seguros!