Vale a pena contratar uma babá? Quais são os benefícios de deixar nossos filhos ao cuidado de uma babá? Não é mais vantajoso levá-lo para a creche ou pré-escola? Quanto custa pagar por uma babá? Quais são os problemas que devem ser levados em conta na hora de contratar alguém para ser babá de nossos filhos?
Cuidar de crianças não é uma tarefa fácil, mas todos nós temos que admitir que ter um filho é uma verdadeira bênção. Todo o processo é complicado, desde o início de seus dias até chegar à fase da adolescência, e, por fim, a fase adulta, onde começam a caminhar com suas próprias pernas, se assim podemos dizer.
Porém, todo o cansaço, todas as noites mal dormidas e outros perrengues passados podem ser esquecidos graças à quantidade de amor que recebemos de nossos filhos. Brigas aqui, desentendimentos ali, mas sempre serão pessoas pelas quais nos sacrificaríamos sem titubear nem hesitar.
Porém, nem todo mundo tem muito tempo disponível. Esse é o caso dos pais que trabalham o dia todo fora e não tem alguém para ajudar, como avós, por exemplo. Neste caso específico, existem duas opções viáveis do que fazer: levar o filho até a creche/pré-escola ou então pagar por uma babá conhecida para passar ao menos um turno com ele.
Neste conteúdo, com o auxílio dos especialistas do Portal Pedagogia ao Pé da Letra, vamos abordar os prós e contras dessa prática, explicando de uma vez por todas se vale a pena contratar uma babá ou não. Portanto, caso esteja pensando em realizar essa prática, sugerimos que nos acompanhe até o final da leitura e saiba mais sobre o assunto conosco. Vamos lá!
Prós e contras de contratar uma babá
Como mencionado na introdução, hoje vamos falar um pouco mais sobre o assunto da contratação de uma babá. Falaremos em seguida sobre os prós e os contras de pagar uma babá, assim você decide se vale ou não a pena gastar com uma cuidadora para seus filhos. Leia:
Prós de contratar uma babá
- Seu filho fica mais seguro do que na creche ou pré-escola;
- Você pode decidir os meios sobre os quais seu filho será cuidado;
- Possibilidade de decisão das horas de refeições;
- Contato direito com seu filho sempre que necessário;
- É possível contratar alguém confiável e que seja conhecido;
- Torna-se um investimento, já que levar seu filho para fora de casa pode trazer uma quantidade maior de gastos em longo prazo do que pagar por uma babá mensalmente;
- Você decide não chamar a babá pontualmente (creches públicas solicitam assiduidade);
- Uma babá pode ser uma opção mais barata do que uma creche ou pré-escola particular.
Contras de contratar uma babá
Quanto aos contras de contratar uma babá, não há muito o que dizer se não aquilo que você já imagina: gastos possivelmente desnecessários, já que existem creches e escolinhas públicas, o medo de deixar seu filho com alguém desconhecido e, acima de tudo, a falta de convívio social constante.
Não estamos dizendo que você é obrigado a colocar seu filho na creche já com um ano de idade, porém, é de suma importância que antes dos três anos de idade e até os cinco ele passe por ciclos: creche até os três e pré-escola até os cinco. Essa vivência cria convívio social, respeito com o próximo, rotina diária e maior facilidade para seguir regras.
- Vai levar seu filho para a pré-escola? Então entre no site da Loja Kerendo e confira materiais por preços incrivelmente baixos!
Crianças que não são levadas a creche e a pré-escola antes dos cinco anos, quando chegam à pré-escola obrigatória aos seis anos de idade podem sofrer dificuldades de relacionamento com os coleguinhas, estresse contínuo, dificuldade de aprendizagem, entre outros detalhes.
Em suma, os pontos negativos de contratar uma babá e não levar seu filho a uma creche ou escolinha podem ser bem significativos, por isso é bem importante analisar todos os prós e todos os contras desse tipo de prática. Continue lendo conosco para saber se vale a pena contratar uma babá ou não.
Vale a pena contratar uma babá?
Afinal, vale ou não a pena contratar uma babá? Como mencionado no parágrafo anterior, é necessário levar em conta todos os prós e contras da prática. Isso porque cada situação necessita de um tipo específico de ação. Por exemplo: para pais com menor condição financeira, não vale a pena contratar uma babá, visto que a escola e creche são gratuitas.
Porém, caso há condição financeira de pagar uma babá e seu filho tem problemas de saúde, pegando resfriados constantemente, entre outras dificuldades, então vale mais a pena desembolsar determinado valor e investir em uma babá confiável e recomendada por outras indicações para cuidar de seu filho em casa. Esperamos ter ajudado você na sua dúvida sobre o assunto. Até a próxima!