O aquecedor de piscina é um excelente complemento para quem gosta de água. Curtir uma piscina é sempre bom, mas o clima nem sempre colabora, não é mesmo?
Felizmente, os modernos aquecedores de piscina resolvem o problema do clima frio e todos podem curtir a piscina a qualquer temperatura, em qualquer horário do dia – ou da noite. Seja em casa, em um clube, na academia ou rede hoteleira, as piscinas aquecidas são um atrativo a mais para passar um tempo fora do quarto e ter algum tempo de qualidade, sozinho ou com amigos e familiares.
Mas, o que é o aquecedor de piscina, como ele funciona e como escolher o melhor? Para você entender tudo isso e mais um pouco, separamos um guia completo!
O que é o aquecedor de piscina
O aquecedor de piscina é um sistema de controle de temperatura da água, como o nome sugere. Ele está presente em muitos clubes, academias, redes hoteleiras, condomínios e até residências. E não é à toa: o sistema funciona muito bem e proporciona novas oportunidades para curtir a piscina, mesmo em dias de céu nublado e frio, ou à noite, quando a água fica mais fria.
Há vários modelos, marcas e especificações de aquecedor de piscina no mercado. Por isso, o funcionamento, as tecnologias e as limitações de cada equipamento poderão variar de acordo com a marca e o modelo.
Como funciona o aquecedor de piscina
O funcionamento de um aquecedor de piscina pode variar bastante, dependendo do modelo escolhido, da marca e tecnologia envolvida. Há aquecedores de piscina que funcionam com sistema de aquecimento solar, enquanto outros trabalham com eletricidade, troca de calor, à gás, lenha e até capas térmicas.
Vamos aprender mais sobre cada tipo de aquecedor de piscina?
Aquecedor de piscina elétrico
Esse aquecedor para piscina traz boa performance e um custo de aquisição menor, se comparado a outras tecnologias. Contudo, ele funciona com o poder das resistências elétricas, assim como seu chuveiro elétrico. Isso traz um custo mais elevado para a conta de energia mensal. A temperatura da água é, então, regulada por um termostato.
- Veja também: O que fazer quando o valor da conta de água vem alto
Trocador de calor para piscina
Com energia elétrica, o aparelho capta o ar e o aquece para aquecer a piscina. Funciona, em partes, como um aparelho de ar-condicionado reverso. É bem fácil de instalar, mas o aquecimento de uma piscina pode levar até 3 dias com o uso dessa tecnologia. Esse tipo de aquecedor de piscina nem sempre é usado como fonte única, podendo servir como fonte de calor complementar à energia solar. Seu custo é mais elevado, mas o consumo de energia elétrica é mais baixo que o do sistema elétrico.
A vantagem desse sistema está na instalação fácil e rápida, contudo, pode levar até três dias para que a água fique aquecida. Além disso, é importante saber que, esse tipo de aquecedor pode ser usado como uma fonte única ou como auxiliar no sistema de energia solar.
Essa opção tem um custo mais elevado, contudo, pode representar uma mudança significativa no consumo de energia elétrica ao longo dos meses.
Aquecedor de piscina Solar
Esse é um dos sistemas de aquecimento de piscina mais procurados nos últimos anos. Trata-se de um aquecedor de piscina sustentável e econômico, que mantém a piscina aquecida através de placas, mangueiras e um avançado sistema que capta a radiação solar e convertem as ondas em aquecimento para água. É um sistema que, apesar de avançado, depende bastante do sol. Então, em dias frios e nublados, os clientes costumam optar pelo uso de uma fonte complementar de calor, como aquecedores a gás ou bombas de troca de calor.
Aquecedor de piscina a gás
Esse sistema de aquecimento de piscina permite que a temperatura da água aumente rapidamente. Para isso, o aquecedor de piscina pode ser alimentado com Gás Natural ou Gás Liquefeito de Petróleo – o gás de cozinha. Apesar de ser uma opção com alta eficácia, não é exatamente o mais sustentável, já que gera poluentes para o meio-ambiente.
Aquecedor de piscina a lenha
Você sabia que o aquecedor de piscina também pode funcionar à lenha? Trata-se de um sistema que caiu em desuso por ser bem trabalhoso e demandar uma grande área de armazenamento para a lenha. É o menos sustentável da lista e já foi substituído por tecnologias muito mais avançadas.
Capas térmicas
Esse não é um sistema de aquecimento de piscina, mas sim de manutenção da temperatura. Funciona como as blusas e casacos que você coloca sobre o seu corpo – as roupas não aumentam sua temperatura, elas evitam que você a perca no ambiente. Com uma capa térmica, a superfície da água é coberta, evitando que o calor escape para o ambiente.
Qual o melhor sistema para aquecimento de piscinas?
Isso depende do sistema de aquecimento escolhido. Além disso, o aquecedor de piscina mais recomendado varia de acordo com as especificações da piscina. O ideal é conhecer cada modelo de aquecedor da marca de sua preferência e conhecer seus detalhes técnicos. Assim, você fica sabendo se ele serve para sua piscina, com base no tamanho e na quantidade de água comportada.
Qual o preço do aquecedor para piscina?
O preço também pode variar bastante. O mesmo modelo de aquecedor elétrico pode custar mais em uma marca e menos em outra. Assim, é importante fazer uma boa pesquisa e descobrir o que é mais vantajoso para você, sua casa, academia, clube ou rede hoteleira.
Além disso, vale destacar que o preço não é o único ponto importante. A tecnologia utilizada, a performance, o suporte e as opiniões de outros clientes devem pautar a sua escolha. Você não quer ter problemas com um aquecedor que não funciona como deveria!
Como deixar a água da piscina quente?
Para deixar a água da piscina quente, é preciso usar um aquecedor de piscina. Após o uso, é possível usar as famosas “capas-bolha” ou, se preferir, capas térmicas. Elas ocupam a superfície da água e funcionam como um “casaco de piscina”, evitando que a temperatura seja perdida para o ambiente.