Você quer saber como produzir blog post que converte leitores em leads qualificados?
De fato, converter leitores e visitantes do blog em leads e clientes fiéis não é uma tarefa fácil, mas obviamente sabe-se que o principal objetivo ao usar um blog como estratégia de marketing de conteúdo é gerar leads e convertê-los em receita.
Mas para atingir esse objetivo, é preciso reter os leitores existentes e atrair novos. Quanto mais leitores e leads um blog adquirir, maior a lucratividade.
É preciso concordar também que alcançar esse trunfo pode ser desafiador, especialmente agora que há muita competição por atenção dos usuários na internet, até mesmo para quem fornece programa de educação ambiental, por exemplo.
No entanto, com as táticas corretas de criação de conteúdo e abordagem de marketing, é possível transformar os leitores do seu blog em leads e potenciais compradores dos seus produtos e serviços.
Portanto, se você está se perguntando como usar seu blog como isca digital e gerar vendas, o post de hoje mostrará as melhores dicas de blog e estratégia de marketing de conteúdo para converter leitores de blog em leads.
Em outras palavras, este post mostrará como seu blog pode se tornar mais lucrativo para sua empresa. Confira essas 5 dicas surpreendentes:
- Conheça o público e suas necessidades
Algo que é indisponível e vital no processo de blog é entender exatamente quem você deseja alcançar com seu conteúdo. Lembre-se, você não pode resolver todos os problemas do mundo, por isso você precisa ser específico na definição do seu público-alvo.
Ao visualizar seu público-alvo, você deve ser capaz de responder às seguintes perguntas:
- Que tipo de trabalho eles têm?
- Quanta receita eles geram?
- Como é o processo de compra do seu cliente ideal?
- Onde eles estão localizados?
- Que tipo de mídia eles consomem ou os influencia?
- Onde eles ficam online? Twitter? Instagram? LinkedIn?
- O que levaria esse cliente a comprar da sua empresa?
- Quais são os principais objetivos que eles estão tentando alcançar?
- O que os impede de alcançar esses objetivos?
Quando você responder a essas perguntas, você irá saber identificar facilmente o perfil do seu público para quem você deve fornecer seu conteúdo.
Portanto, seja para um blog de uma empresa de treinamento e consultoria ou blog sobre finanças, é essencial realizar essa etapa.
Ou seja, essa estratégia visa atrair consistentemente um público que comprará com prazer seus produtos ou pagará por seus serviços.
Além disso, como há muita concorrência pela atenção do consumidor, ter um nicho de mercado concentrado e ajustar seu blog para essa comunidade permitirá que você converta mais leitores do blog.
- Ofereça atualizações de conteúdo
Como proprietário de uma empresa de gestão de documentos eletrônicos, por exemplo, seu objetivo para o blog não deve ser apenas sobre leitores, mas clientes.
Logo, o seu blog pode ser o primeiro passo na jornada de um leitor para se tornar seu cliente. Você pode fazer isso utilizando atualizações de conteúdo.
Uma atualização de conteúdo é um conteúdo extra que seus leitores recebem como oferta de bônus em troca de seus endereços de e-mail.
Ele serve como uma isca digital ou ofertas de marketing sobre a postagem do blog que o leitor está lendo. É até considerado a maneira mais eficaz de gerar leads.
A atualização de conteúdo oferece valor adicional aos leitores sobre o que estão lendo no momento.
Por exemplo, em uma postagem de blog sobre como configurar um aplicativo para transportadora, uma atualização de conteúdo pode ser um guia em PDF ou um vídeo exclusivo que mostra ao leitor como fazer isso.
Outra atualização de conteúdo popular é hospedar um webinar. O webinar está crescendo rapidamente e provou gerar mais leads em comparação com outras formas de marketing.
Outras coisas que você pode usar para atualizações de conteúdo são planilhas, modelos, e-books, listas de verificação, organizadores e a lista contínua.
Ao criar atualizações de conteúdo, é crucial alinhá-las ao interesse de seus leitores. Ajude-os a resolver um problema ou eduque-os sobre as etapas específicas a serem seguidas para alcançar algo.
- Uso estratégico de CTA (call to action)
Você conseguiu chamar a atenção do seu público, eles leram seu conteúdo, mas agora eles precisam de orientação sobre o que fazer a seguir. O que você quer que seu público faça?
É para se inscrever em sua newsletter mensal, baixar seu e-book gratuito, solicitar uma demonstração de produto ou compartilhar seu conteúdo nas redes sociais? É aí que entra o call to action (CTA).
A chave para alcançar o sucesso com o CTA desejado é o quid pro quo, ou seja, você deve primeiro entregar algo de valor para ganhar algo em troca.
Espera-se que seu CTA contribua para suas metas de vendas, ou seja, deve ajudá-lo a mover os leads mais abaixo no funil de vendas.
Estes podem ser na forma de botões ou links que convidam os leitores a, por exemplo, se inscreverem em sua newsletter, baixar um e-book sobre crédito para empresas ou agendar uma consulta.
Você também pode brincar com os textos exibidos no botão para que os visitantes do seu site não possam deixar de clicar. Por exemplo, em vez de dizer apenas “inscreva-se”, você pode usar a frase “Estou dentro!”.
Isso cria mais dinamicidade na comunicação com os leitores e faz eles se conectarem mais facilmente a sua empresa de forma positiva.
- Utilize pop-ups
Você pode estar pensando que os pop-ups são um incômodo e muitas pessoas não gostam de vê-los aparecer quando estão lendo um post, mas os pop-ups certos na hora certa podem dobrar sua lista.
Pop-ups opt-in são fáceis de configurar e raramente ignorados pelos leitores. Eles forçam os leitores a tomar uma decisão de sim ou não para se inscrever em sua lista.
A chave para evitar as interrupções que os leitores experimentam com os pop-ups é escrever um ótimo conteúdo com o qual os leitores possam se relacionar e, em seguida, controlar o tempo dos pop-ups.
As pessoas tendem a ficar irritadas se estiverem gostando de uma leitura e, em seguida, aparecem pop-ups. E já que eles oferecem uma oferta ou incentivo para o seu leitor clicar no botão, isso facilita a conversão em leads.
Isso é mais eficaz especialmente quando o incentivo fornece uma solução para o problema do leitor e consistente com sua mensagem geral.
Por exemplo, digamos que um usuário esteja precisando de assessoria contábil empresarial e dá de cara com seu blog de contabilidade. Caso você utilize os pop-ups com conteúdo falando sobre a solução que ele espera, ele será convertido em lead facilmente.
Usando tecnologias avançadas de pop-up, você pode acionar alguns com base em:
- Tempo na página ou site;
- Quando um usuário está prestes a sair da sua página;
- Com base no número de páginas visualizadas;
- Clique para acionar pop-ups;
- Comportamento dos leitores.
Ou seja, é preciso implementar bem essa estratégia para que ela não vire um incômodo para os leitores, e sim um incentivo que os fará ser convertido em leads.
- Promova prova social
Ao demonstrar que seu produto já é amplamente aceito, você pode conquistar a confiança dos novos visitantes da sua página.
Muitas vezes, todo o convencimento que um visitante precisa para assinar sua newsletter ou fazer uma compra são depoimentos e avaliações de outros clientes semelhantes. Você deve aproveitar ao máximo isso.
A utilização de provas sociais para gerar leads é baseada no senso humano natural de segurança em números e estatística. Ou seja, todo mundo é facilmente levado a querer ir onde mais pessoas vão, a comprar algo que mais pessoas compram, etc.
Ou seja, as pessoas tendem a ser céticas em relação ao que as pessoas dizem sobre si mesmas, mas quando os outros afirmam as qualidades de uma pessoa ou dos produtos que ela oferece, há uma forte tendência em gerar confiança.
Com base nisso, as provas sociais ajudam seu blog e sua empresa a gerar confiança, aumentar a credibilidade e simplificar as decisões de compra dos clientes.
Seja para promover seus serviços de consultoria em TI ou promover os produtos do seu e-commerce de cosméticos, é preciso que você invista em depoimentos de clientes para inserir em seu blog.
Você vai perceber como isso muda tudo, e como seu negócio vai conquistar uma autoridade surpreendente.
Considerações finais
Seu blog é uma ferramenta poderosa se você souber usá-lo bem. Pois, além de fornecer informações relevantes sobre o que eles precisam, suas dores e necessidades, você pode promover sua empresa aos seus leitores e o setor em que atua.
Ou seja, ao mesmo tempo que você promove dicas sobre organização de documentos e dicas de viagem aos seus leitores, você pode estar promovendo sua empresa de gerenciamento e sua agência de turismo para considerar mais clientes.
Nesse sentido, o blog pode ser usado como uma ferramenta poderosa para gerar leads para sua equipe de vendas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.