O boldo é uma das principais plantas brasileiras que servem para consumo humano, já que ela é rica em diversas propriedades que ajudam a trazer diversos resultados positivos para a saúde das pessoas.
O Brasil é um país rico em alimentos e plantas que são usados para consumo humano, e isso vem de milhares de anos, quando os indígenas ainda usavam as plantas como remédios para os mais diversos tipos de problemas.
Com o passar do tempo, esse legado foi passado de família para família e é quase impossível encontrar uma família brasileira que não possua uma pessoa que sempre indica aquele chá para acalmar ou para melhorar alguma dor.
Seja o chá de camomila para se acalmar e dormir ou até mesmo o chá-mate para substituir o consumo do café, somos ricos em diversas plantas que servem para os mais diferentes fins em seu consumo.
Não é à toa que, ao ter a sua cozinha pronta com a melhor cerâmica para cozinha industrial, os amantes de um delicioso chá sempre optam pelas opções de sabores que derivam de plantas cultivadas pelo Brasil afora.
Isso é prova de como o Brasil e os brasileiros são pessoas que sabem e aprendem a se adaptar em diferentes épocas com o que sempre existiu na natureza e que serviu e ainda serve para trazer mais saúde para todos.
E quando pensamos nisso, logo imaginamos diversas plantas que são usadas, processadas e industrializadas para chegar na casa das pessoas em formato de chás e até mesmo essenciais de aroma para os ambientes.
Dentro deste universo, não há como não pensar no boldo, uma das principais plantas brasileiras que é usada de diferentes maneiras e traz ótimos resultados quando consumido da maneira certa.
Muitas pessoas que não sabem plantar ou não possuem o espaço para isso em suas casas conseguem encontrar boldo na internet com a mesma facilidade com que se encontra uma bomba de vácuo comprar através do computador ou celular.
Entretanto, muitos são os que conhecem apenas o nome e a fama do boldo, mas poucos os que conhecem a sua essência, suas propriedades e os benefícios que traz para a saúde com o seu consumo.
Pensando nisso, hoje iremos conhecer mais sobre essa planta poderosa, assim como os seus benefícios para a saúde e os tipos que existem para consumo, além da forma como você pode consumi-lo.
Conheça o boldo e entenda sua importância
O boldo nada mais é do que uma planta que possui propriedades antioxidantes, diuréticas, anti-inflamatórias, ajuda no tratamento de doenças e no melhor funcionamento de todo o organismo da pessoa.
A planta costuma ser cultivada em grandes espaços de plantação que contam com um ótimo sistema fotovoltaico rural para garantir uma produção saudável e uma colheita melhor ainda para os agricultores.
Os boldos são facilmente encontrados em casas de produtos naturais e até mesmo no supermercado, entretanto, na segunda opção eles tendem a ser vendidos de maneira industrializada. Normalmente, o boldo é usado para o preparo de:
- Chás;
- Sucos;
- Cápsulas;
- Tinturas;
- Óleos;
- Remédios.
O boldo possui dois tipos diferentes e que iremos nos aprofundar mais à frente, até aqui é importante entendermos que a planta possui permissão e recomendação para consumo humano através das formas de produção que mencionamos acima.
Qualquer um pode consumir o boldo?
Essa é uma pergunta que muitas pessoas fazem e, caso você não tenha feito a si mesmo, é importante saber que mesmo o boldo sendo ótimo para a saúde, ele não é recomendado para todos.
Pense que assim como um estudo de viabilidade ambiental estuda a viabilidade de um ambiente para determinada ação que o envolva diretamente, o consumo do boldo só pode acontecer após um estudo de viabilidade de seu consumo no caso de cada pessoa.
Isso porque o boldo possui propriedades que podem provocar um aborto espontâneo em gestantes, por exemplo, e se ela não souber disso, pode acabar consumindo a planta ingenuamente e provocando uma tragédia.
Assim como o boldo também pode interferir na fertilidade do homem, visto que algumas de suas propriedades agem diretamente nos hormônios e na eficiência dos espermatozoides, tornando o homem infértil.
Existem diversas contra indicações do boldo que vale a pena estudar e conversar com o seu médico com antecedência para saber se você pode consumi-lo tranquilamente ou evitá-lo para não gerar graves problemas lá na frente.
Benefícios do consumo do bolso para a saúde
No caso de quem é liberado para o consumo do boldo, saiba que ele traz incríveis vantagens para a saúde, assim como uma boa solda inox TIG traz ótimos benefícios para o acabamento dos equipamentos de uma empresa.
Pensando nisso, selecionamos alguns dos principais benefícios do consumo do boldo para a saúde, confira:
Estimula o funcionamento do fígado
Algumas das propriedades do boldo agem diretamente na bile do fígado, que é o espaço responsável pelo seu funcionamento, auxiliando na manutenção dele e permitindo que o órgão permaneça saudável.
Além disso, as propriedades antioxidantes também auxiliam na limpeza do fígado, evitando o acúmulo de gordura nesse espaço que, se não for devidamente tratado, pode levar uma pessoa até mesmo a óbito.
Melhora a digestão
A boa digestão é a meta de saúde de muitas pessoas que sofrem com o lento metabolismo e a demora na digestão do que consome. Felizmente o boldo ajuda diretamente nesse processo.
Assim como em uma manutenção em pabx SP, o boldo trabalha na manutenção da digestão, acelerando o processo e facilitando a liberação de gases, quando necessário, e a digestão rápida e saudável do que foi consumido, deixando a pessoa mais leve.
Auxilia no tratamento da gastrite
A gastrite é um dos principais problemas de saúde que acometem milhares de brasileiros e é capaz de tirar a paz de qualquer um que sofre com os sintomas e as consequências dessa saúde que afeta diretamente o estômago.
O boldo, principalmente o chá, ajuda no alívio das dores e melhora a sensação de queimação no estômago, isso porque sua propriedade antioxidante atua como uma limpeza geral no órgão, gerando mais conforto para quem sofre com a doença.
Melhora o funcionamento do intestino
E para quem também sofre com problemas no intestino, o boldo é ótimo para que você consiga ir ao banheiro todos os dias e evitar problemas como o ressecamento ou o intestino preguiçoso.
Isso porque o boldo, quando usado em sua maneira mais pura, age diretamente na melhora do funcionamento do intestino, assim como o processo de mecanização da cana de açúcar que preserva suas propriedades naturais para a entrega do melhor resultado.
Esses são alguns dos diversos benefícios do boldo para a saúde quando consumido como chá, suco ou de qualquer outra forma. Mas lembre-se de sempre consultar o seu médico com antecedência para saber se você pode usá-lo.
Os tipos de boldo e formas de consumi-los
Como mencionamos anteriormente, vamos comentar sobre os dois tipos de boldo que existem e que estão à disposição e à venda em supermercados e lojas de produtos naturais por todo o Brasil, e eles são:
Boldo-do-chile
O boldo-do-chile é conhecido por ter suas bordas lisas, mais alongadas, ásperas e arredondadas. Esse tipo de boldo é encontrado facilmente em supermercados, farmácias e lojas de produtos naturais, isso porque ele não é cultivado no Brasil.
Boldo brasileiro
Já o boldo brasileiro possui suas folhas mais largas, arredondadas, aveludadas e com as bordas serradas.
Esse tipo de boldo não costuma ser comercializado no país, é vendido com mais frequência como planta para cultivo, por isso é encontrado em florestas, canteiros e até mesmo nos jardins de casa.
Independentemente de qual dos dois comprar, é importante contar com o laudo de um médico que permita o consumo, assim como é preciso de um laudo febre maculosa para comprovar o problema.
Também é válido alertar que o consumo em excesso do boldo pode ter efeitos colaterais quando usado por mais de 30 dias seguidos, interferindo diretamente na saúde, bem-estar e disposição da pessoa.
O boldo, seja qual for o tipo, costuma ser usado em formas de chá ou suco, principalmente o chá, que retém o gosto da planta e costuma ser consumido antes de dormir ou logo pela manhã, assim que acorda.
Considerações finais
Mais uma vez reforçamos que compareça ao seu médico para realizar os devidos exames e saber se pode usar o boldo com tranquilidade em seu dia a dia, caso o resultado seja positivo, faça um ótimo proveito.
Dessa maneira você contará com uma planta poderosa para te ajudar a ter mais qualidade de vida, saúde e disposição para tratar doenças, evitar problemas e usufruir das belezas que a natureza oferece.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.